Quando o assunto é sustentabilidade, o compromisso da cadeia de supermercados Lidl começa logo na primeira fase da cadeia de valor, ao adquirir produtos com certificações ambientais e sociais, que contribuam para uma cadeia agroalimentar que consome, de forma mais responsável, os recursos naturais e se preocupa com a sua conservação. Se nos pedir para resumir, nós damos-lhe a informação essencial de que precisa porque sabemo-la de cor e salteado. Ora aponte. São mais de 700 produtos de marca própria certificados presentes de forma permanente nas prateleiras, produzidos através de métodos responsáveis a nível social e ambiental, até às lojas com eletricidade verde proveniente de fontes 100% renováveis.
Agora que viu que o título deste texto não era bluff, vamos dar-lhe todos os dados relevantes para saber exatamente o que está em causa.
Não é de ontem que o Lidl, o supermercado reconhecido pela máxima qualidade ao melhor preço, se preocupa com questões ambientais e sociais. Na verdade, este trabalho tem alguns anos e as provas estão à vista de todos. E, inclusive, em todas as lojas da marca.
Do peixe ao cacau. A aposta numa produção responsável
Para garantir que todos os objetivos são cumpridos, a cadeia de supermercados trabalha com certificados reconhecidos internacionalmente. Estes selos estão nas embalagens dos produtos e são também uma forma de, quando vai às compras, o ajudar a identificar e selecionar os produtos mais responsáveis.
Comecemos pelo início. Ainda antes de levar até si todos os produtos de máxima qualidade ao melhor preço, o Lidl está preocupado em apoiar uma produção responsável. Isto significa que, por exemplo, também no peixe e marisco, o Lidl está comprometido com a pesca sustentável, através da certificação MSC (Marine Stewardship Council) — evitando a sobrepesca e protegendo o ecossistema marinho — e privilegia produtos de aquicultura sustentável, com certificação ASC (Aquaculture Stewardship Council) que intervém a favor de uma criação mais responsável de peixes e mariscos.
Mas os exemplos não se ficam por aqui. Sabia que a fruta que come pode ser mais ou menos sustentável? Os fornecedores de frutas e legumes do Lidl são certificados pela Global G.A.P. e GRASP.
As siglas podem ser difíceis de decifrar, mas nós ajudamos. Na verdade, querem dizer três coisas: que a qualidade, a consciência laboral e a segurança alimentar estão garantidas quando compra estes alimentos.
O mesmo se aplica ao café, ao chá e ao cacau. Embora o chocolate seja uma guloseima que quase todos adoramos, as condições de vida e de trabalho dos produtores de cacau, o ingrediente por detrás deste doce, nem sempre são assim tão felizes.
Desde 2019, todo o cacau presente nos artigos de marca própria do Lidl é certificado com um selo que garante que o mesmo é de produção responsável. O que significa que os produtores têm salários e condições de vida justas e dignas.
Mas também podemos falar do chá. No Lidl 100% das matérias-primas dos seus chás verde, preto e rooibos têm certificação. Neste sentido, na produção da segunda bebida mais consumida no mundo, estão asseguradas condições de vida justas para os trabalhadores e são promovidos métodos agrícolas mais sustentáveis, que ajudam os pequenos produtores a proteger as suas colheitas, a aumentar os seus rendimentos e a proteger a biodiversidade das espécies envolventes.
Um compromisso que não se limita aos alimentos
Quem já foi ao Lidl, conhece a variedade de opções. Não só para comer, mas também para vestir ou até para decorar a casa. E mesmo nesta seleção de produtos, a marca tem o cuidado de ser exigente e procurar soluções o mais sustentáveis possíveis.
Todas as peças de roupa de criança em algodão são fabricadas de forma socialmente e ambientalmente responsável. Quer confirmar esta informação?
Da próxima vez que for a uma loja Lidl, vá até à zona de roupa de criança em algodão e procure o selo GOTS — Global Organic Textile Standard – que garante que os processos de produção e transformação respeitam e melhoram as condições de trabalho, bem como a proteção do solo ou de recursos como água.
Além disto, o Lidl foi o primeiro retalhista a participar no Compromisso Detox da Greenpeace que visa eliminar produtos químicos potencialmente prejudiciais, a reduzir a contaminação de águas residuais e a diminuir a poluição que afeta as pessoas e tem impacto sobre o ambiente.
Depois de todos estes cuidados com a produção responsável, entram as medidas que garantem a continuidade desta iniciativa nos pontos de venda. Todos os edifícios do Lidl — lojas e entrepostos — só utilizam eletricidade verde, proveniente de fontes 100% renováveis.
Sempre que possível, dispõem de painéis solares e as suas lojas, postos de carregamento elétrico para os carros. São já 173 lojas com postos de carregamento elétrico, de Norte a Sul do país, estrategicamente localizados e com presença em todas as capitais de distrito.
Os carregadores multi-standard e de carregamento rápido, possibilitam uma recarga de 10% até 80% da bateria em apenas 30 minutos, que permitem um abastecimento durante uma ida regular às compras. Além disso, a tarifa de Operador do Ponto de Carregamento (OPC) da rede de carregadores elétricos das lojas Lidl Portugal está abaixo do mercado e é igual em todo o país — 0.08€ por minuto. Adicionalmente, o Lidl assumiu, e absorve, a tarifa EGME imposta aos OPC, não passando este custo para o cliente.
Fazer compras no Lidl significa ser parte deste compromisso e apoiar medidas que podem e devem ser cada vez mais e em maior escala para tornar o nosso planeta mais sustentável.