Já sabe como causar boa impressão num casting e também já lhe contámos os truques e as rotinas de dois modelos portugueses. Mas agora chegou a altura de lhe explicarmos o último passo — e é essencial — para se poder tornar no vencedor de um concurso como é o L’Agence Go Top Model, da agência de modelos.
Falamos, claro, das dicas essenciais que deve aplicar para desfilar bem e com atitude. Não basta pôr a mão na anca, fixar um ponto ao longe e cruzar as pernas enquanto caminha. Para ser um modelo reconhecido e desfilar em grandes passerelles, há que estar atento aos pormenores, deixar os nervos de lado, dar tudo na atitude e, claro, praticar muito.
Depois de estar preparado para este desafio, basta aparecer no casting do L’Agence Go Top Model, a 19 de julho, em Lisboa. O concurso nasceu em 2013, e desde então já lançou vários novos rostos da moda em Portugal.
Para o ajudar a dar mais um passo em direção ao título de vencedor, falámos com dois especialistas na área: Catarina Santos, modelo internacional da L’Agence, e Luís Graça, Booker de Models da L’Agence.
Com ainda alguns dias até ao casting, comece a treinar em casa e em frente ao espelho, tendo em conta estas dicas.
Postura descontraída, atitude e movimentos coordenados
Se os desfiles de há vinte anos mostravam um género de coreografia super pensada e estruturada com modelos muito concentrados, hoje já não é tanto assim. O mood quer-se ligeiramente mais leve e descontraído, mas sempre com determinação, diz-nos Luís Graça.
Ainda antes de entrar na passarela, deve relaxar e deixar os nervos de lado. O foco é manter uma atitude confiante, com um andar mais descontraído e natural, confidencia-nos a modelo Catarina Santos e o Booker de Models da L’Agence, Luís Graça.
O corpo deve estar reto e com os ombros para trás. Os braços, coordenados com as pernas e, uma vez mais, relaxados. Pense nisto: quanto mais tenso estiver, mais isso transparecerá para todos os que o estarão a ver. E, se tudo correr bem, haverá muito gente com os olhos postos em si.
Esqueça o andar sexy das modelos da Victoria’s Secret – pelo menos até que faça parte do desfile desta marca. Aponte: os passos devem ser largos, e com pouco movimento de ancas.
Apesar de, em alguns momentos, poder ser-lhe pedido que sorria, regra geral deve desfilar com uma expressão neutra. O rosto deve estar com ar leve e tranquilo.
Para que não se distraia ou caia na tentação de cruzar o olhar com alguém na plateia, a modelo Catarina Santos aconselha-o a fixar um ponto em frente durante o desfile. Mas não deixe que isso lhe cause algum stresse. Relembre esta dica de ouro: descontração e determinação são as palavras-chave.
Se tem entre os 14 e os 22 anos de idade, apareça no casting do L’Agence Go Top Model, a 19 de julho, no Hotel Intercontinental de Lisboa.
O casting vai decorrer das 10 às 18 horas.