Os finais de tarde e as noites de verão são completamente irresistíveis. Com o pôr-do-sol tardio, as bebidas frescas e o tempo convidativo, é mais difícil querer ficar em casa. Porém, ao tomar esta decisão, passa a estar exposto a um dos únicos pontos negativos do verão: os mosquitos.
Atraídos pelo tempo quente, pairam à sua volta para se alimentarem. O resultado? Picadas indesejadas e incomodativas, que servem apenas para o chatear e para estragar um plano que tinha tudo para ser perfeito, não fossem as comichões desconfortáveis.
A picada é nada mais nada menos que o inseto a injetar saliva na sua pele, o que provoca uma reação alérgica típica e causa sintomas como comichão, vermelhidão, inchaço e, por vezes, até dor. Mas, felizmente, é possível contrariar este cenário.
Como? Recorrendo à prevenção. E desengane-se se pensa que utilizar proteção contra os mosquitos apenas é necessário e recomendado quando viaja para zonas endémicas de determinadas doenças. Há que torná-la uma prática diária.
Não só estará a evitar estas picadas irritantes como a certificar-se de que não lhe acontece algo mais grave, uma vez que as picadas dos insetos podem mesmo chegar a causar complicações sérias se não forem tratadas de forma adequada.
Além de infeções locais ou reações anafiláticas, os mosquitos podem transmitir doenças graves como malária, dengue, zika e febre amarela. Neste contexto, os repelentes serão os seus melhores amigos, já que manterão estes bichos longe de si ao encobrirem o seu odor e ao perturbarem os respetivos recetores olfativos.
Previpiq®, uma gama de repelentes para toda a família
A oferta de produtos com propriedades repelentes é vasta. No entanto, apenas a Icaridina, o DEET e o IR3535 são aconselhados pelas entidades competentes pela sua eficácia e segurança comprovadas. Existem em várias formas, como spray, roll-on, loções e pulseiras.
A gama Previpiq® é uma excelente opção para quem procura proteger toda a família. Os produtos, que atuam até 12 horas*, têm DEET na sua composição, o que mantém mosquitos, carraças, pulgas, moscas, outros insetos e aracnídeos afastados.
Se tem filhos entre os 2 e os 12 anos e quer poupá-los a esta inconveniência, o spray Previpiq® Sensitive, com 9,5% DEET, é ideal. A partir dos 13 anos, o roll-on e spray Previpiq® Outdoor, com 30% DEET, é o produto recomendado para uso quotidiano.
Já o roll-on e spray Previpiq® Tropics, com 50% DEET, é adequado a partir dos 18 anos e o parceiro indispensável para aquelas viagens de destinos tropicais. Encontra estes produtos nas Farmácias Holon. Ao aplicar Previpiq®, estará a proteger-se a si, os seus e o seu verão.
10 dicas para evitar os insetos de forma eficaz
- Certificar-se de que o repelente é adequado para a pessoa em causa (bebé, criança ou adulto) e para o tipo de exposição, quer na apresentação, quer na concentração recomendada;
- Aplicar generosamente nas zonas expostas (braços, pernas, pescoço e face) 20 minutos após outros produtos de cuidados de pele, como cremes hidratantes e protetor solar. Quando em spray, pode aplicar na roupa;
- Não aplicar em mucosas, feridas abertas, nem na região ocular;
- Reaplicar com a frequência indicada na embalagem, ajustando-a em contextos de muito calor e suor ou contacto com água;
- Além dos repelentes, pode usar roupas de fibras naturais e cores claras que cubram a maior parte do corpo, como calças e mangas compridas ou calçado fechado;
- Evitar produtos com aromas intensos, como perfumes e cosméticos;
- Evitar saídas ao ar livre ao amanhecer e entardecer (altura em que os mosquitos estão mais ativos), especialmente em áreas com muita vegetação, rios ou lagos;
- Usar redes mosquiteiras, preferencialmente impregnadas com repelente, para proteger portas, janelas e a zona de dormir.
- Caso não seja possível, manter as janelas e as portas fechadas e utilizar ventoinhas ou ar condicionado para criar um ambiente adverso aos insetos;
- Evitar deixar bebidas ou alimentos expostos ao ar livre.
*referente ao produto PREVIPIQ Tropics roll-on 50ml