Com tantos modelos de calças de ganga, é quase impossível acertarmos em cheio naquele em que mais favorece a nossa silhueta. Para lhe facilitar a vida, a MAGG reuniu vários modelos diferentes, ideais para os demais tipos de corpo e respetivas necessidades.
Em primeiro lugar, é importante conhecer as suas proporções, além do óbvio número de calças, uma vez que este pode diferir entre as marcas que costuma comprar. Por isso, convém ter noção da dimensão das suas pernas, ancas e barriga, de forma a que cada modelo lhe assente na perfeição e evidencie o melhor que tem para mostrar.
Depois, tendo todas estes aspetos assinalados, será mais fácil saber em que tipo de corpo se insere. Ou seja, se tem ombros e ancas proporcionais e uma cintura fina, provavelmente terá um corpo ampulheta. Se, por outro lado, a sua cintura é fina, mas os ombros são um pouco mais estreitos do que o quadril, então já terá um corpo triângulo. É por esta ciência que se deve reger e, quando o fizer, será quase impossível falhar.
Para isso, há muitas marcas que apostam em diferentes opções. É o caso da Salsa, com a linha "True Jeans", que conta com diferentes modelos de calças para ir ao encontro de todos os tipos de corpo: flare, bootcut, skinny ou straight. Contudo, pode encontrar estes modelos noutras lojas de retalho, como a Zara, Bershka e Stradivarius.
Ampulheta e triângulo
Para estas silhuetas, as calças de cintura subida serão a melhor opção, já que evidenciam as curvas, deixando tudo no sítio. O corte a direito será o melhor corte para conferir algum equilíbrio ao visual.
Pera
Há quem se ache amaldiçoado por ter nascido com esta silhueta, que faz com que a parte de cima seja mais estreita e as ancas mais largas. Isto porque não há calças que consigam assentar bem no rabo e na anca, fazendo com que, ao mesmo tempo, a cintura esteja apertada – ou será que há? Aposte em calças flare.
Corpo coluna
Este é um tipo de corpo sem curvas – e, se é este que vai mais ao encontro das suas proporções, há soluções para evidenciá-las (ou tentar criá-las). As mom jeans, por serem um modelo mais largo e descontraído, conseguem fazer com quem a dimensão da zona da anca pareça maior.
Pessoas baixas
Por serem mais curtas na zona do tornozelo, as calças cropped serão as suas melhores amigas. O corte bootcut é, ao mesmo tempo, uma boa aposta, já que confere a ilusão de que é mais alto – além disso, são perfeitas para serem usadas com botas (não o denunciasse logo o nome).
Pessoas altas
Já lá vai o tempo em que ser alto era sinónimo de falta de oferta. Felizmente, estamos a viver numa era em que calças wide leg (largas e compridas) estão presentes em peso no catálogo de qualquer loja. Por isso, se tem pernas mais longas, pode optar por estes modelos, que certamente não o irão deixar com o tornozelo de fora.