Se há uma marca conhecida por ser o epítome da exclusividade é a Hermès. A marca francesa, que se tornou famosa, entre muitas coisas, pela comercialização do modelo Birkin, é conhecida por fazer parte maioritariamente dos guarda-roupas das elites – mas há uma etiqueta que, embora possa ser menos popular, também é bastante cobiçada e difícil de adquirir.
Aliás, é o facto de ser tão misteriosa que faz dela um dos símbolos máximos de estatuto entre as pessoas mais ricas do mundo. Estamos a falar da Maison Goyard, uma marca parisiense fundada em 1853 – tendo, por isso, quase dois séculos de existência – que tem, cada vez mais, deixado os amantes de moda apaixonados.
A história da marca remonta, na verdade, ao século XVIII, quando Pierre-François Martin fundou a Casa de Martin, fabricante de malas. Anos mais tarde, Louis-Henri Morel assumiu as rédeas da mesma e fundou a Casa de Morel, para a qual François Goyard foi contratado enquanto aprendiz, em 1845.
Goyard teve como mentores Martin e Morel, tendo encabeçado a direção do negócio quando Martin morreu em 1852, diz a "British Vogue". Desde então, Goyard foi aperfeiçoando o legado de excelência artesanal que lhe foi deixado, abriu ateliers e concebeu o monograma que é, até aos dias de hoje, a sua assinatura: o padrão Goyardine, inspirado na árvore genealógica da família que lhe deu o nome.
Anos se passaram e a marca continua a reger-se pelos mesmos valores. Mas há um modelo em específico que tem conquistado as massas – a tote bag Saint Loius. Feita de pele e com o monograma característico da marca, bem como com o nome da mesma estampado a letras miudinhas, está a venda no site da Farfetch a preços exorbitantes, que podem chegar aos 5.334€ (e em segunda mão, atenção).
A paleta de cores deste modelo é extensa e existem variações em branco, cinzento, vermelho, laranja, amarelo, verde, azul claro, azul-marinho e bordô. E várias destas opções já foram vistas a acompanhar a nata das celebridades, das quais Meghan Markle, Gwyneth Paltrow, Victoria Beckham, Kate Moss e Bella Hadid são exemplos.
Já se deparou com a Saint Louis nas redes sociais, mas chegou à conclusão de que é daqueles acessórios que não vão ao encontro do seu orçamento? Nada tema, porque a resposta parece morar numa marca portuguesa de acessórios bem conhecida: a Parfois.
A etiqueta tem alternativas extremamente semelhantes ao modelo com assinatura Goyard, mas que são muito mais baratas. O preço da Mala Shopper Estampada, como é apelidada no site, fixa-se nos 25,99€ e está disponível em preto, laranja e verde. O melhor de tudo? Ainda pode personalizá-la com as suas iniciais, por apenas mais 2€.