
Se é um apaixonado por moda, já sabe que a primeira segunda-feira de maio tem lugar cativo no calendário. Caso precise de uma ajudinha, cá estamos nós para o relembrar de que esta segunda-feira, 5 de maio, as maiores estrelas do mundo reúnem-se no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, para a edição de 2025 da Met Gala.
Embora a gala tenha nascido em 1948, é desde 1995 que Anna Wintour a conduz com mão firme, transformando-a num dos eventos mais mediáticos do ano. Para lá do glamour, o evento é uma angariação de fundos essencial para o Costume Institute do museu nova-iorquino, servindo também de rampa de lançamento para a nova exposição anual.
Este ano, a exposição que serve de mote ao evento chama-se "Superfine: Tailoring Black Style" e assume-se como uma celebração do dandismo negro e o respetivo impacto do vestuário masculino na construção das identidades negras dentro da diáspora atlântica. Mais do que moda, é sobre herança, afirmação e reinterpretação cultural.
Como seria de esperar, o dress code da gala está perfeitamente alinhado com esta proposta: Tailored for You. Traduzido à letra, é alfaiataria à medida – mas o conceito vai além do corte do tecido. A intenção é homenagear a sofisticação e criatividade negra, deixando espaço para interpretações arrojadas e pessoais.
O Canal E! vai cobrir tudo sobre este evento no "Live From E!: The 2025 Met Gala", na terça-feira, dia 6 de maio, a partir das 20 horas, e na transmissão online "Live From E! Stream: Met Gala" em todas as redes sociais. Contudo, enquanto o grande dia não chega, vale a pena recordar alguns momentos que definiram a história da Met Gala.
De Blake Lively a Rihanna, duas celebridades que nunca desapontam quando sobem pela escadaria do Metropolitan Museum of Art, passando por alguns looks mais antigos, como o de Cher, em 1985, de Naomi Campbell, em 1995, ou da princesa Diana, em 1996, espreite os looks mais memoráveis que reunimos para si.