Pensamos em fatos de banho e biquínis e a nossa cabeça vai imediatamente para cenários paradisíacos, com um mar azul e areia brilhante — e não é de estranhar que a grande maioria das coleções das marcas de swimwear se inspirem justamente em praias e destinos de sol. Mas porque o mundo é feito de quem ousa, a Latitid resolveu trocar-nos as voltas na coleção de 2023.

Estamos loucos com os novos biquínis da marca de Liliana Filipa. Espreite as novidades (e os descontos)
Estamos loucos com os novos biquínis da marca de Liliana Filipa. Espreite as novidades (e os descontos)
Ver artigo

Closer, a linha que começou a ser disponibilizada esta quarta-feira, 22 de março, é inspirada num ambiente bem citadino: Tóquio. "Quisemos inovar um bocadinho. Foi um desafio", contou à MAGG Maria Inês Vidal, designer da Latitid. A coleção, que conta com cinco modelos de fatos de banho e dez biquínis, e que se multiplica em muitas mais graças às cores e padrões disponíveis, tem os nomes e apelidos de mulheres que fizeram e fazem a diferença na cultura japonesa e no Mundo em todas as propostas.

E porquê esta inspiração citadina e asiática, diferente de tudo o que a marca portuguesa de swimwear já fez?  "Tóquio é uma experiência única. Além do idioma e da distância geográfica, a perda de orientação é uma realidade. Entender onde estamos e planear para onde vamos acabou por ser uma arte nesta encruzilhada de tendências e contradições”, explicam Inês e Marta Fonseca, fundadoras da Latitid, em comunicado. “O nosso objetivo foi trazer algum tipo de experiência sensorial às nossas clientes, através da exploração dos sentidos durante o contato com as peças para criar um processo de compra muito mais natural."

Em toda a coleção Closer, o vermelho e o laranja são as cores predominantes, até porque “têm uma grande presença na cultura tradicional japonesa”, explicam as fundadoras, mas o rosa, como cor tendência, está presente através de dois prints, e na malha textura, que também está disponível em azul. As lycras brilhantes, que têm acompanhado as coleções ao longo dos anos, voltam a aparecer em novas cores, quentes, e em degradê pela primeira vez, algo também muito presente no primeiro drop desta nova linha de swimwear.

Nova coleção Closer Latitid
O modelo Misora assenta bem em vários tipos de silhueta.

Quanto aos modelos, há um para cada mulher e para agradar a todas as necessidades. O Komako é um biquíni com o ADN da marca, simples mas com um twist, enquanto o Aya, com soutien triangular, outra tendência da coleção Closer, é feito a pensar nas clientes mais ousadas, elegantes e descontraídas.

Se gosta de estar na praia com pinta, mas sem comprometer o conforto, as duas peças do modelo Ono podem ser a escolha ideal, enquanto o fato de banho Miako é a interpretação em swimwear do kimono japonês, e o modelo que ditou o caminho da coleção, garante a marca. E claro, não podia faltar uma proposta mais clássica, sem perder um toque de inovação, que fica bem a toda a gente, refere a Latitid: o fato de banho Misora.

A 22 de março, foram lançados os primeiros modelos disponíveis da coleção Closer, que já pode encontrar no site da marca, bem como na loja física de Lisboa, na Embaixada, no Príncipe Real. No Porto, a linha chega ao espaço da Rua Esplanada do Castelo 107, a partir de dia 30 deste mês, e também pode encontrar a Latitid na Comporta, no período de verão, a partir de 8 de junho, na Casa da Cultura da Comporta.

Os preços dos modelos variam entre os 103€ e os 140€, e estão disponíveis dos tamanhos S ao LL.

Em breve, a marca pretende lançar uma coleção de roupa, prevista para abril, e um segundo lançamento de swimwear está também planeado para o verão, onde regressam os decotes halter, tão característicos da Latitid.

Espreite a coleção Closer da Latitd.