MY.YÔ é uma marca portuguesa de jardineiras para adulto e criança. Joana e Cristina Craveiro são duas irmãs arquitetas que partilham um amor por jardineiras e, que durante a pandemia, decidiram levar a cabo a ideia de criar uma marca dedicada a esta peça de roupa. A marca está a crescer a olhos vistos e até já é utilizada por algumas caras bem conhecidas.

A versatilidade das jardineiras sempre as apaixonou. “Desde pequeninas que vestíamos jardineiras, é uma peça que sempre nos suscitou curiosidade (…) também foram muito importantes quando fomos entrando na maternidade e na infância dos nossos filhos”, explicou Joana à MAGG. “Quando fomos mães vimos que não havia uma marca só de jardineiras em Portugal” e foi aí que, segundo a fundadora, decidiram avançar.

Olivia Jeans. A marca portuguesa que utiliza os desperdícios de tecidos para fazer jardineiras sustentáveis
Olivia Jeans. A marca portuguesa que utiliza os desperdícios de tecidos para fazer jardineiras sustentáveis
Ver artigo

As jardineiras são aquela peça que não exigem muito esforço para decidir o que vestir de manhã, é agarrar nelas e vestir. As jardineiras do MY.YÔ são direcionadas essencialmente para mulheres e crianças e primam pela leveza, praticidade e pelo conforto. São 100% de algodão e há alguns modelos de algodão orgânico. Neste momento há quatro modelos disponíveis, em várias cores.

Como é uma peça muito utilizada por crianças, por vezes irrequietas e por grávidas, que podem ver-se mais limitadas nos movimentos, a marca tem como objetivo criar peças de maior qualidade e, por isso, mais duradouras para os seus clientes. "As jardineiras são uma peça que pode durar e sabemos que se fizermos uma peça de qualidade ela pode durar no armário durante vários anos", explicou Joana Craveiro.

Catarina Furtado, Marta Andrino, Inês Aires Pereira e Carina Caldeira são alguns dos nomes que já apostaram nas jardineiras do MY.YÔ, seja para elas próprias ou para os filhos.

A fonética do nome MY.YÔ pode já ter indiciado de onde é que veio a inspiração mas, se não, nós explicamos: “vem de maillot, nome francês usado nos anos 60 para designar uma peça de malha que se vestia por inteiro”, explicou Joana. Como as jardineiras são uma única peça, as fundadoras decidiram adotar esse nome, numa versão mais moderna. A marca, que está sediada no Porto, foi lançada em maio de 2022 e é 100% portuguesa, desde os tecidos, ao fabrico, produção e incluindo o design, as peças são todas feitas na zona norte do País.

E a pensar na sustentabilidade do planeta, as irmãs preferem lançar modelos em vez de coleções, para evitar excessos, e fazem muitas das jardineiras a partir de dead stock. Isto é, aquelas peças que não vendem são reaproveitadas para criar novas peças. "Qualquer gesto que tenhamos tem um impacto no nosso planeta, a nossa tentativa não é não produzir, mas produzir apenas nas quantidades necessárias e não fazer excesso de stock", explicou a fundadora.

Joana revelou que "a ideia é continuar a criar modelos, padrões e caminhar pelo mundo da criatividade". Se anda à procura de umas jardineiras, as do MY.YÔ podem ser um investimento a considerar e neste momento há alguns modelos em saldos. A marca lançou recentemente um novo modelo em ganga para criança - o "quantos-queres" - em 100% algodão denim. Para o próximo mês pode contar com o lançamento de mais umas "pé de galo" para mulher, desta vez em lavagem branco cru.

A peça para adulto custa 85€ e, para criança, 70€ mas, neste momento, há modelos em promoção no site.

Veja algumas peças da MY.YÔ

MY.YÔ

Contactos: myyo@myyo.pt ou 912488921

Site, Instagram, Facebook