A princesa Diana pode ter morrido há 26 anos, mas continua no centro da agenda mediática. Ora porque a nora Kate utiliza um acessório que lhe pertencia, ora porque os filhos, William e Harry, falaram sobre si, ora porque objetos que eram seus foram leiloados por uma pipa de massa – desta vez, foi precisamente esta última opção que se concretizou.
A icónica camisola de lã vermelha de Diana, que apresenta um padrão divertido de várias ovelhas brancas e uma negra, foi leiloada esta quinta-feira, 14 de setembro, por cerca de 1.143 milhões de dólares (o equivalente a mais de um milhão de euros). A peça foi usada pela princesa em 1981 num jogo de polo, um mês antes de subir ao altar com o atual monarca Reino Unido, Carlos III, com quem foi casada até 1997.
O valor a que a camisola foi comprada pressupõe um novo recorde para venda de roupa de Lady Di, mas não só. Esta peça de roupa também se tornou a mais valiosa em leilão, de acordo com a Sotheby’s, a casa leiloeira que realizou a venda, avança o "Observador".
Na altura, ao ser utilizada pela princesa, esta peça ganhou com um simbolismo especial. Isto porque o design, além de se distanciar do classicismo a que a roupa da realeza estava fadada, mostrava o quão "ovelha negra" Diana se sentia no meio da família real – e, simultaneamente, do desejo que tinha de ser ela própria, tendo trazido alguma modernidade a esta instituição.
A camisola de malha, da marca Warm & Wonderful (disponível no site por 315€), conseguiu atingir um total de 44 licitações, o que acabou por multiplicar o seu preço final, estimado em 80 mil dólares (cerca de 75 mil euros), em 14 vezes. Mas o leilão, que esteve a decorrer entre 31 de agosto a 14 de setembro, não teve apenas esta peça à disposição.
Um vestido preto e branco da princesa de Gales, desenhado por Murray Arbeid, que foi utilizado por Diana em duas ocasiões, em 1985, foi vendido por 380 mil dólares (cerca de 357 mil euros). A par disto, em janeiro, a Sotheby's também já tinha conseguido leiloar o vestido de baile de veludo roxo "estilo Infanta", desenhado por Victor Edelstein, por 604.800 dólares (cerca de 568.000 euros).