Já não é novidade para ninguém que a industria têxtil é uma das mais poluentes e das que consome mais recursos naturais. Mas a verdade é que, nos últimos anos, também tem vindo a ser percorrido um longo caminho para fazer face a este problema que afeta o planeta de uma forma que se torna difícil de reverter. Há cada vez mais marcas que se preocupam em se tornar mais sustentáveis e amigas do ambiente. Foi com este objetivo que a H&M, após lançar um sistema que permite reciclar roupa na hora, lança agora também uma nova coleção feita à base do desperdício.
Chama-se Conscious Exclusive AW20 e apresenta várias peças feitas em materiais de fontes sustentáveis produzidos a partir do que normalmente era deitado fora. Criar beleza a partir do desperdício foi o foco para a coleção que está disponível exclusivamente online no site da marca a partir desta quinta-feira, 3 de dezembro.
A coleção H&M Conscious Exclusive AW20 inclui tecidos e processos inovadores que transformam desperdício de colheitas alimentares em fibras naturais, tecidos feitos a partir de polpa de madeira sustentável ou, ainda, processos únicos de peça-para-peça. Estes materiais podem ser encontrados em diversas peças como vestidos de noite em jacquard tafetá preto e verde, jacquard amarelo ou em flores em verde claro que convivem com tops volumosos e peças de alfaiataria. Para além desta oferta, existe ainda peças para homem, incluindo um smoking clássico, fatos com aspeto luxuoso, camisas e um casaco em jacquard amarelo.
"Para a coleção AW20 quisemos ser verdadeiramente pioneiros – forçando os limites da criatividade e da moda sustentável – ao ter o desperdício como foco. Como resultado, cada peça desta coleção é criada a partir de materiais verdadeiramente fantásticos produzidos a partir de desperdício. Ao trabalhar com este tipo de transformação e ter a possibilidade de falar com os nossos clientes através da beleza, esperamos que o desperdício possa fazer parte do futuro da moda sustentável," afirma Ann-Sofie Johansson, Creative Advisor da H&M.
E como um bom look não se faz só de roupa a coleção inclui ainda acessórios como colares, brincos feitos de metais reciclados e um par de óculos escuros produzidos no material vanguardista Made of Air – um novo material feito parcialmente de resíduos de biomassa. Os sapatos, que tanto podem ser usados tanto como mule ou como botas, são produzidos com base numa pele vegan inovadora feita de resíduos da produção vinícola.
"Estou muito entusiasmada por fazer parte da campanha Conscious Exclusive, especialmente tendo em conta que a H&M está a liderar o caminho para que coleções sustentáveis se tornem a norma da indústria. Como consumidores, já não será necessário distinguir entre moda e sustentabilidade, à medida que estes se tornam apenas um. Como ecologista que trabalha em moda, isto enche-me de esperança," afirma Zinnia Kumar, ecologista, ativista e modelo australiana.