Não precisa de campanhas milionárias nem de desfiles megalómanos para estar no radar das mulheres mais influentes do mundo. A Polène, marca francesa fundada em 2016 pelos irmãos Antoine, Mathieu e Elsa Mothay, seguiu um caminho discreto mas certeiro e é, hoje em dia, sinónimo de desejo absoluto. Basta pensar que Kate Middleton tem na Numéro Sept Mini um dos seus modelos de eleição.

O fascínio é fácil de explicar. As malas Polène são fabricadas artesanalmente em Ubrique, Espanha, em couro de qualidade irrepreensível, e distinguem-se pelas formas esculturais e acabamentos impecáveis. Os modelos Numéro Neuf, Numéro Huit e Yké já são as predileções das fashionistas que sabem que esta marca é o que está a dar.

Kelly Rutherford lança coleção luxuosa de joias. 12 peças que adoramos com o selo da estrela de "Gossip Girl"
Kelly Rutherford lança coleção luxuosa de joias. 12 peças que adoramos com o selo da estrela de "Gossip Girl"
Ver artigo

Aliás, Lily Collins é uma das responsáveis por este sucesso. A atriz levou a marca ainda mais longe ao ser vista com uma Polène em "Emily in Paris", projetando-a diretamente para o imaginário da cultura pop (sim, porque ame-se ou odeie-se, Emily Cooper é uma das personagens mais emblemáticas do universo do streaming e ficará certamente para a história).

Veja as fotos

Outro dos grandes trunfos da marca está no facto de ser seletiva, sendo que não se espalhou pelo mundo inteiro. A insígnia só tem boutiques em Paris, Nova Iorque, Tóquio, Seul e Londres, pelo que joga com a exclusividade e a escassez como poucos. Isto traduz-se, claro, em filas à porta da loja parisiense, especialmente em plena Paris Fashion Week, como se cada mala fosse um bilhete de entrada do clube mais restrito à face da Terra.

Mas talvez o grande segredo do fenómeno esteja na filosofia. É que, além de vender acessórios, a Polène vende a ideia de que o verdadeiro luxo é silencioso, a elegância deve ser discreta e a sofisticação está em quem sente que não precisa de provar nada. Num mercado cada vez mais saturado pela logo-mania, a marca francesa é um lembrete de que o verdadeiro luxo não nos berra na cara.

Uma coisa é certa: de Kate Middleton a Meghan Markle, de Lily Collins a influenciadoras como Kelly Rutherford, que é um autêntico ícone de estilo, ou Christabel Chua, todas ajudam a consolidar o estatuto de culto da maison. Caso queira fazer parte deste movimento, reunimos alguns dos modelos mais apetecíveis (que, embora sejam de luxo, continuam a ser mais baratos do que os de outras marcas).

Espreite as nossas sugestões