A criadora do Mercadito da Carlota e autora do Blog da Carlota, Fernanda Velez, já tinha pensado em criar uma loja online em que, sob a sua curadoria, iria seleccionar produtos de marcas portuguesas. Com uma imagem pensada e um site em andamento, a ideia ficou em standby. Afinal, o mercado físico que criou, que conta já com 16 edições, onde se reuniram dezenas e dezenas de criadores nacionais, tem sido um verdadeiro sucesso.

Até que a pandemia veio impossibilitar os ajuntamentos e eventos públicos. Mas não é por aí. No início de abril, Fernanda Velez decidiu que o Mercadito da Carlota iria acontecer em moldes diferentes. Será transferido para a tal plataforma que a influenciadora tinha já pensado (que está a ser finalizada), para decorrer em formato digital. É isso: entre 1  e 3 de maio o mercado que reúne todas as novidades de marcas nacionais nas áreas da moda e da decoração vai acontecer online e, assim, pela primeira vez, chegará a todos os pontos do país e do mundo.

Fernanda Velez sobre o Winter Market Stylista. "Criei um modelo de negócio que resulta. Só tenho pena das cópias"
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Mas esta foi uma consequência de que só se apercebeu depois. Além de ter o propósito de marcar o Dia da Mãe, que se realiza no primeiro domingo de maio, o objetivo principal do mercado online passava por apoiar os negócios nacionais em tempos de crise. "Foi no sentido de ajudar as marcas", explica à MAGG a influenciadora. "Quando divulguei a edição online houve toda uma comunidade de portugueses fora de Lisboa e de Portugal, contentíssimos. Teve uma aceitação incrível. Se o mercado corresponder ao feedback que tenho recebido que vai ser um sucesso."

Mas este formato não tem como propósito substituir definitivamente o original. "Vou avançar com a edição online, mas com a esperança de que possa haver um evento ao ar livre em junho ou julho."

Na edição online do Mercadito Blog da Carlota vão estar representadas 70 marcas portuguesas, divididas pelas categorias de woman, swimwear, home e kids. Fernanda Velez garante que há ótimas novidades: "Estou sempre a descobrir marcas novas, projetos muito interessantes."

Entre as novidades estão a Hey Solei, uma marca para crianças, a Maudde, que comercializa roupa de luxo em segunda mão, a Cris Maria, de joalharia, ou ainda a LaChoix, de sapatos.

Com a promessa de novas colecções, portes grátis e descontos exclusivos, o Mercadito da Cartota terá início às 9 horas de sexta-feira, 1 de maio, e terminará às 22 horas de domingo, 3 de maio.

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