A mãe de Lara Maria Lara Belfort, brasileira do Rio de Janeiro, tinha um armazém — ou Galpão, como se diz — no número 51 da cidade carioca, onde fazia tie-dye, a famosa técnica para tingir tecidos e que resulta na criação de padrões muito particulares — especialmente bonitos pela mistura pouco ordenada das cores. Em 2014, a filha quis aproveitar este engenho artístico e lançou o desafio: formarem uma dupla para usarem esse know-how na criação de uma marca de biquinis." E assim foi: lançaram a Galpão51.
Quem conta isto à MAGG é Inês Pereira da Costa, 32 anos, uma das responsáveis por, em 2018, trazer a marca para Lisboa, em conjunto com Joana Silva Machado. As duas amigas viveram no Brasil durante sete anos, ainda que com vários quilómetros a separá-las: Inês estava em São Paulo, a trabalhar em várias equipas de marketing (desde a Pandora à Heineken) e Joana no Rio de Janeiro, cidade onde estudou na Pontifícia Universidade, na Escola Superior de Propaganda e Marketing Católica, tendo ainda trabalhado em marketing e design no Grupo Sushi Leblon.
Foi algures no meio disto tudo que Joana e Lara se conheceram — tendo depois sido apresentada a Inês, que viajava com frequência à cidade carioca para estar com a amiga. No país em que está sempre verão, os modelos para usar na praia são especialmente bem pensados: "Sempre usámos biquinis brasileiros. Pela qualidade, pelos cortes simples, que facilitam o bronzeado na praia, juntando ao facto de que nesta altura ainda não havia este tipo de biquíni em Portugal, achámos que fazia todo o sentido trazer a marca para cá. Também era uma oportunidade de mantermos a ligação a um país que gostamos tanto."
Assim, em 2017 regressaram a Lisboa, trazendo um pouco do Brasil, e em 2018 inauguraram oficialmente a Galpã51 em Lisboa, lançando uma loja online e estando também presentes na Nossa Concept, uma loja na Rua das Gáveas, em Lisboa.
Para o verão de 2020, juntaram mais uma figura à equação: a artista portuguesa Sofia Bastos, que assim, através de uma colecção cápsula, junta as almas carioca e portuguesa. “Queremos combinar a qualidade brasileira com a criatividade portuguesa, e a Sofia tinha a identidade certa para o fazer, pela sua sensibilidade em lifestyle e moda e pelo visual simples e natural em linha com a Galpão.”
A colecção é composta por três modelos: um fato de banho e dois biquinis, todos de cores diferentes e tingidos à mão na técnica de tie-dye. “O processo foi feito à distância, entre a Lara, que mora no Rio, e a Sofia em Lisboa, que — através de todos os canais digitais que hoje em dia temos em mãos — foram afinando cores e modelos e o resultado não podia ter sido melhor”.
O sucesso da colecção foi tão grande, que alguns modelos esgotaram rapidamente. Mas nada tema: estão quase a chegar mais. De cintura subida, de costas abertas, de diversas cores e com muito tie-dye, conheça os modelos da colecção da Galpão51 — e outros incríveis que também não pode perder.