Um paraíso para os fãs da Zara que apresenta o novo caminho da gigante do grupo Inditex: uma loja que quer proporcionar a melhor experiência possível ao cliente, que une as compras físicas com o online, tudo reunido num edifício centenário com um projeto de arquitetura deslumbrante, cuja renovação tentou respeitar ao máximo o património e a herança portuguesa.
É assim a nova Zara do Rossio, em Lisboa (que ocupa também um dos edifícios onde antes existia a Pastelaria Suíça), que tem abertura marcada já para esta quinta-feira, 5 de setembro. No total, trata-se de um espaço com uma superfície comercial de cerca de cinco mil metros quadrados, divididos em quatro pisos, que albergam também a Zara Home.
Ferramentas tecnológicas, caixas self-service, uma disposição de peças nunca antes vista, uma zona apenas para devoluções, coleções exclusivas, roupa linda de morrer, uma boutique de beleza que não existe em nenhuma outra loja em Portugal e até uma pastelaria Castro com pastéis de nata deliciosos, entre muitas outras novidades.
A MAGG já foi espreitar a nova Zara do Rossio, e contamos-lhe tudo.
Adeus, Chiado e Rua Augusta. Olá, Rossio — com pastéis de nata deliciosos e quatro pisos recheados
A abertura da Zara do Rossio (a maior de Portugal) concentra neste espaço uma nova abordagem da marca, que quer proporcionar aos clientes uma experiência de compra sem igual. Por isso, com a nova loja a abrir já esta quinta-feira, 5 de setembro, os espaços do Chiado e da Rua Augusta encerram 24 horas antes, ou seja, esta quarta-feira, 4.
No que diz respeito ao novo espaço na Praça D. Pedro V (vulgo, Praça do Rossio), esta é o "expoente de um conceito comercial baseado em lojas de referência mais amplas, com uma imagem renovada, novas áreas de exposição de produtos e ferramentas tecnológicas mais eficientes para prestar um serviço da melhor qualidade", salienta a marca.
A loja conta com quatro pisos, onde a coleção de mulher é, claramente, a mais abrangente. No piso térreo da Zara Rossio, o 0, encontramos uma primeira abordagem às linhas de mulher e homem. No caso das peças de senhora, é neste piso que se localizam as coleções mais especiais, dedicadas a uma cliente mais sofisticada e que pretende uma oferta mais premium.
É também aqui que estão expostos lançamentos mais arrojados e exclusivos, a seguir mais as tendências, como a coleção especial de camisas que só chega às restantes lojas a 12 de setembro. No piso 0 encontramos também algumas peças da secção de homem, mais viradas para as tendências, bem como um espaço de destaque para apresentar a coleção Origins, que apenas está em lojas selecionadas, com foco em materiais mais premium (e também preços mais elevados).
Nos pisos superiores, que podem ser acedidos através de elevador, escadas ou escadas rolantes, encontramos a continuação da secção de homem no piso 1, que aqui se divide: de um lado uma secção mais dedicada a um cliente mais arrojado, não faltando uma zona com a coleção de equipamento desportivo Athleticz; do outro um espaço mais formal, com uma aposta nas peças de alfaiataria. É nesta zona que existe um espaço para os clientes comprarem um fato com mais calma, com uma caixa própria e um atendimento personalizado.
Também no piso 1 encontramos a continuação da secção de mulher, com uma oferta mais comercial e para o dia a dia, onde estão as peças mais descontraídas, e uma zona dedicada à oferta de lingerie.
No piso 2, seguimos para uma oferta de mulher mais jovem, bem como zona dedicada à beleza, a nova secção de devoluções e outra apenas para calçado, e também os provadores. No piso 3, encontramos a oferta de criança e a Zara Home, que apesar de estar mais concentrada neste local, acaba por ter peças espalhadas por todos os quatro pisos, integrando assim a sua oferta com a da Zara, e dando ainda mais elegância e inovação à loja do Rossio, que conta com três entradas distintas, incluíndo uma que conserva o portal da entrada do Hotel Francfort.
Depois das suas compras, pode regressar calmamente ao piso 0 e deliciar-se com a oferta da pastelaria Zara by Castro, um café integrado na loja (que também vai contar com esplanada), com entrada própria e que funciona no mesmo horário que a Zara Rossio, onde pode beber um chocolate quente por 2,95€ e um pastel de nata por 1,60€, bem como um matcha latte por 2,95€, entre outras sugestões.
A união perfeita entre online e compras em loja e uma zona de beleza cheia de produtos exclusivos
Tal e qual como acontece na Zara do Colombo ou na de Santa Catarina, no Porto, a nova loja do Rossio conta com as ferramentas tecnológicas que já conhecemos dos espaços mais recentes, como a contagem de peças dos provadores ou as caixas de self-service — aliás, além de várias zonas de caixas comuns (vulgo, pagamento assistido), há caixas sels-service espalhadas por todos os pisos e junto a diferentes secções para facilitar a experiência do cliente.
Mas a inovação vai mais longe na loja do Rossio com o espaço de devoluções no piso 2, que permite aos clientes devolver qualquer peça de forma completamente autónoma. Nesta zona, junto ao ecrã, deve fazer scan do QR code das suas compras na aplicação da Zara. Automaticamente, no ecrã surgem todas as suas compras ainda elegíveis para devolução, independentemente de serem uma compra na loja física ou online. Depois, deve selecionar aquelas que pretende devolver, e a máquina fornece-lhe uma etiqueta, que deve colar nos envelopes que estão também à disposição neste local. Basta colocar a encomenda na caixa que se encontra nesta zona, e devolução efetuada.
Para além desta novidade, toda a loja do Rossio prima por uma exposição de peças nunca antes vista e por criar pequenas secções, que quase se tratam de pequenas boutiques dentro da loja.
Esta diferença é perceptível principalmente na zona de lingerie, que conta com armazém próprio e um atendimento mais personalizado, na zona de calçado, com condições para os clientes experimentarem os sapatos sem terem de ir para os provadores, bem como no espaço dedicado à beleza — um dos mais bonitos do edifício, dado que recuperou os frescos originais das paredes —, onde encontramos em exclusivo a linha de maquilhagem (mais nenhuma loja em Portugal comercializa a linha de beleza, que também pode ser adquirida online), com equipas especializadas prontas para oferecer aconselhamento, e também zona onde pode testar os produtos.
Na Zara Home, pode inspirar-se para mudar a decoração de sua casa
No piso 3, para além da secção de criança — que também vai contar com coleções exclusivas e onde até existe uma zona de playground para os miúdos brincarem à vontade enquanto faz as suas compras —, encontra a Zara Home, que recebe os clientes com um painel de azulejos deslumbrante com materiais Viúva Lamego.
Nesta zona, a loja é dividida como uma casa, que se assemelha à de um artista, recheada de influências, misturas e referências. Com espaço para coleções artesanais e colaborações, pode percorrer a várias divisões da "casa", da sala à cozinha, sem esquecer o quarto e a casa de banho, e retirar inspiração para a decoração lá de casa. Passada, esta zona, encontra então a secção mais dedicada ao produto, bem como as caixas.
Na Zara do Rossio, o compromisso com a sustentabilidade também está bem patente e o espaço "conta com alguns dos mais avançados sistemas de eficiência energética, testemunhando o forte compromisso da marca com a sustentabilidade", refere a marca.
A nova loja integra sistemas de aquecimento e refrigeração mais eficientes, iluminação LED para uma maior economia de energia e a utilização de materiais com menos impacto ambiental. "A loja está ligada à plataforma interna Inergy que monitoriza de forma centralizada o consumo dos equipamentos de climatização e eletricidade, com o objetivo de otimizar a sua gestão, identificar os sistemas mais eficientes, melhorar a sua manutenção e definir estratégias para reduzir o consumo de energia", acrescentam.
A nova Zara do Rossio fica na Praça D. Pedro IV e está aberta todos os dias — de segunda-feira a sábado, das 10 às 20 horas, aos domingos e feriados, das 11 às 20 horas. A pastelaria Zara by Castro mantém o mesmo horário de funcionamento da loja.