Catarina António e Carolina Santos, 23 anos, cresceram juntas e nasceram praticamente com os pés à beira-mar. A infância foi passada entre a praia de Quarteira e a Ria Formosa, onde praticamente todos os os fins de semana faziam passeios de barco com os tios. A idade nunca foi impedimento para o empreendedorismo porque com apenas 10 anos estas primas já sonhavam ter uma marca juntas.

O tempo foi passando e depois de terminarem as suas licenciaturas (Catarina em Ciências da Comunicação e Carolina em Design de Comunicação), decidiram que estava na altura de avançar. Durante o primeiro confinamento meteram mãos à costura e idealizaram aquilo que queriam que fosse a marca para todas as jovens: tamanhos do XS ao XL e com preços acessíveis. Depois de, no verão de 2020, terem aproveitado para testar o mercado, este ano nasce oficialmente a Laurência — a marca de swimwear que só utiliza tecido feito a partir de plástico reciclado dos oceanos.

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"Antes de começarmos, percebemos que havia já várias marcas de biquínis, mas que nenhuma apresentava todas estas características. Por serem reversíveis, terem um preço acessível e darem para vários tipos de corpos, o nosso objetivo é chegar a um grande número de pessoas", explica Carolina à MAGG, referindo que a sustentabilidade foi sempre uma preocupação.

"Acho que quando há hipótese de fazer melhor, devemos sempre optar por esse caminho. Havendo a possibilidade de escolher este tipo de tecido, não nos fazia sentido escolher outro. Sendo uma marca ligada à praia, será sempre uma marca que pretende também proteger o meio ambiente", continua Catarina.

Laurência
Laurência Parte de cima Cacela e parte de baixo Gigi (turquesa) créditos: Beatriz Lopes

Para estas jovens, nenhuma escolha deve ser feita ao acaso e por isso na Laurência tudo foi pensado ao pormenor. Desde o nome da marca à escolha dos tecidos e padrões, tudo tem um significado e nós quisemos conhecê-lo.

"Procurámos sempre um nome único, que nos distinguisse e que fizesse com as que as pessoas olhassem e nos identificassem logo. Além disso, é um nome que faz parte da nossa história, por ser o nome da nossa bisavó, e que consegue ainda estar ligado ao mar por haver uma espécie de alga assim designada — o que lhe deu ainda mais sentido", explica Catarina.

Para este verão, a aposta recaiu nos tons coral e turquesa e os padrões, desenhados em exclusivo por um artista algarvio para a marca, focam-se nos florais e nas algas marinhas. Quanto aos modelos, Catarina e Carolina apresentam três partes de cima diferentes (Cacela, Deserta e Armona) e três partes de baixo (Gigi, Culatra e Farol) que pode conjugar consoante o seu gosto. Além destes, há ainda o Ria (um modelo único de fato de banho).

"O nosso posicionamento será sempre biquínis reversíveis porque assim as pessoas ao comprarem um biquíni é como se estivessem a comprar dois (uma parte com padrão e outra lisa). Para além disso, podem ainda utilizar a junção o que faz com que, no total, um conjunto possa ser usado de quatro formas diferentes", sugere a jovem de 23 anos.

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As encomendas podem ser feitas através da página de Instagram da marca e são enviadas para qualquer zona de Portugal e ilhas. Para que um destes biquínis seja seu, basta escolher a cor (turquesa ou coral), os modelos e o tamanho.  Quanto aos preços, qualquer parte de cima custa 23€, as partes de baixo são 20€, o conjunto fica a 40€ e o fato de banho custa 50€.  Se gosta de ter os acessórios a combinar com o biquíni, pode ainda pedir um scrunchie (3,50€) ou os lenços da moda por 18€.

Na Laurência, Carolina fica encarregue do corte e Catarina é quem costura. Já toda a comunicação da marca é feita pelas duas. Sendo os biquínis feitos totalmente de forma artesanal, o stock é limitado e o processo de fabrico apenas começa após a encomenda. Assim sendo, o tempo de entrega demora, em média, entre 7 a 12 dias.

Apesar de os biquínis terem sido lançados apenas há uma semana, os pedidos já foram vários e, segundo Carolina, o feedback tem sido bastante positivo. Para as jovens, o grande objetivo é que a Laurência possa um dia vir a ser o único trabalho a tempo inteiro.