A expressão "vestido da vingança" tornou-se popular nos anos, e na sua origem estará a princesa Diana. Em 1994, a princesa de Gales apareceu num evento na Serpentine Gallery com um vestido preto, sem alças, justo, curto e feito por medida pela estilista grega Christina Stambolia. Um look pouco expectável, que lhe transmitia confiança logo após o príncipe Carlos ter confirmado que tinha um caso com Camila Parker Bowles, enquanto ainda era casado.
Se seria de esperar que as manchetes dos jornais se focassem nesta descoberta, a Princesa Diana conseguiu desviar as atenções. A presença no evento com este vestido deu origem ao nome "revenge dress", ou seja, "vestido de vingança".
Tal como Diana, diversas personalidades já se destacaram em eventos onde marcaram presença, por várias razões, mas fundamentalmente pelos looks que escolheram logo após o fim de uma relação. Enumeramos os 12 melhores, que fizeram deslumbrar várias mulheres, algumas delas na passadeira vermelha sem estarem acompanhadas— e ao contrário do que muitos poderiam esperar, aparentavam estar felizes.
1. Princesa Diana (1994)
Diana ainda é um ícone de elegância e uma referência a nível mundial. Várias das suas peças impulsionaram a criação de novas tendências e marcaram a sua época. Mas podemos destacar aquele que batizou o termo "vestido da vingança" e fez com que a princesa quebrasse protocolos com a família real britânica. Para além de ser preto, que é uma cor usada pela realeza apenas durante o dia em ocasiões de luto, era justo e curto.
Uma vingança subtil conseguida através da escolha de um vestido “certo” no momento certo.
Curiosamente, este verão a Bershka lançou um modelo idêntico ao “vestido de vingança” da princesa Diana por apenas 23€.
2. Princesa Diana (1995)
E parece que a princesa não se deixou ficar por aqui, uma vez mais Diana demonstrou a seu poder de vingança. No ano em que numa entrevista de televisão, a princesa confessou que tinha traído o príncipe Carlos e revelou a razão pela qual sabia que nunca seria rainha, usou novamente um vestido irreverente para a época. Igualmente curto, com um formato mais ousado do que ela teria permissão para usar como realeza, mas desta vez branco Gianni Versace.
3. Mariah Carey (1997)
Se desde o primeiro álbum que Mariah Carey lançou era o seu marido que tinha controlo sobre a sua imagem, desde a separação este deixou de o fazer. E o look da cantora nos Video Music Awards da MTV, em 1997, revelou essa mudança. A saia preta que conjugou com um top da mesma cor tinha mais significado do que aparentava. Simbolizava a separação do ex-marido, Tommy Mottola, executivo da Sony Music, mas também era uma espécie de emancipação por parte de Mariah Carey, em relação à forma como se vestia.
4. Jennifer Lopez (2004)
A cantora e atriz Jennifer Lopez é outro exemplo de mulher que fez furor quando apareceu nos Globos de Ouro, em 2004, com um vestido Michael Kors, depois de ter terminado a relação de dois anos com Ben Affleck. Quando as notícias surgiram, o público reagiu mal. Ainda assim, no evento, Jennifer conseguiu transmitir que já tinha superado a situação.
5. Jennifer Aniston – 2005
Um dos melhores exemplos de “vestido de vingança” é um look usado por Jennifer Aniston, depois de se ter separado de Brad Pitt. A atriz que apareceu num evento de passadeira vermelha em 2005 com um vestido Chanel, numa altura em que começaram a surgir notícias sobre uma possível traição do marido com Angelina Jolie. Jennifer Aniston teve um dos fins de relação mais comentados de Hollywood. O casal era na altura considerado o "Golden Couple" da indústria de cinema americana.
6. Reese Witherspoon (2007)
No caso de Reese Witherspoon, o palco que esta escolheu para brilhar depois da separação do marido, Ryan Phillippe, foi a passadeira vermelha dos Globos de Ouro de 2007. A atriz, produtora e empresária usou então um vestido sem alças Nina Ricci.
7. Bella Hadid— 2017
A Met gala de 2017 coincidiu com o fim da relação entre Bella Hadid e The Weeknd, e permitiu que a modelo americana brilhasse na passadeira vermelha mais aguardada do ano com um macacão preto Alexander Wang.
O ex esteve presente, já com a nova namorada, Selena Gomez, mas as atenções focaram-se em Hadid.
8. Bella Hadid (2017)
E não foi só com o macacão Alexander Wang que Bella Hadid não passou despercebida. Ainda na mesma noite, vestiu um look mais ousado pelo mesmo designer americano. Optou por um vestido preto totalmente rendado — apenas com umas riscas e umas cuecas que impediam a nudez.
9. Selena Gomez (2017)
Se Bella Hadid, não passou despercebida na Met gala depois da separação do cantor The Weeknd, Selena Gomez também brilhou depois da separação do cantor, mas em outubro. Com um visual elegante, para um evento de passadeira vermelha, a cantora optou por um vestido preto Jacquemus.
10. Lady Gaga (2019)
Se ainda associa a cantora, compositora, atriz e produtora musical, Lady Gaga, aos vestidos excêntricos, ela este ano conseguiu surpreender pela simplicidade. Nos Grammy Awards, trocou os vestidos de carne por escolhas mais elegantes. Lady Gaga optou por um vestido prateado, sem alças, com uma racha lateral e um folho no lado esquerdo, apenas alguns dias depois de se ter tornado pública a notícia da separação de Christian Carino.
11. Irina Shayk —2019
Uma das mais recentes separações famosas é a da Irina Shayk e Bradley Cooper. Após o fim da relação de três anos, a modelo russa continuou a destacar-se pela forma como se apresenta em eventos públicos. Com um look ousado, evidenciou-se entre as 45 modelos do desfile de moda masculina de primavera/verão da Versace, em Milão.
12. Katie Holmes (2019)
Katie Holmes é a última e mais recente celebridade que podemos nomear como uma das mulheres que se vestiram de "vingança". No final de agosto de 2019, em Nova Iorque, após a notícia da separação, a atriz vestiu um sutiã de caxemira com um cardigan. Não passou por uma passadeira vermelha, mas com o fim da sua relação com o ator Jamie Foxx, também não se deixou passar desprevenida.