É uma marca portuguesa, com certeza. Criada em 2021 e lançada exatamente um ano depois para todos aqueles que gostam de uma boa peça versátil, a MY.YÔ — que vem da palavra francesa maiô, uma peça única — nasceu de um sonho de duas irmãs arquitetas que sempre partilharam um amor por, nada mais nada menos, que jardineiras. Hoje, querem ser um nome de referência neste mundo. 

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Joana e Cristina Craveiro, durante a pandemia, decidiram levar a cabo a ideia de criar uma marca dedicada a esta peça, que sempre as fascinou. “Eu sou arquiteta de formação e gosto muito desta parte do criar. Eu vim viver para o Porto e sempre quis ter uma marca, e desde muito pequena me lembro desta vontade de criar jardineiras”, começou por dizer Joana Craveiro, em entrevista à MAGG. “É uma peça de roupa que tu usas desde e para sempre, passando até pela maternidade. É uma peça transversal a todas as idades e eu, tendo esse fascínio, pensei em fechar essa lacuna que existia no mercado: criar uma unimarca de jardineiras."

Esse fascínio, contou Joana Craveiro, deriva muito das suas próprias memórias de infância, de quando brincava na quinta da avó e subia a todas as árvores do campo. “Eu estava sempre, sempre, vestida com umas jardineiras. Traz-me muitas memórias e acho que esse fascínio vem daí, vem do cheiro da peça de roupa, vem do facto de ser altamente confortável para brincar”, acrescentou a arquiteta. Essa foi, para as irmãs, uma das principais razões da criação da MY.YÔ.

No entanto, não foi a única. Joana e Cristina queriam muito “criar uma marca em Portugal que fosse uma referência no mundo das jardineiras”, sendo possível brincar, relaxar, trabalhar ou apenas existir dentro delas — e, até agora, têm conseguido, visto que as peças tendem a esgotar rapidamente. Além disso, é também uma marca 100% portuguesa, sendo que todo o processo, desde a ideia até à execução, é feito em território nacional. 

E sim, também são sustentáveis. “Temos muitas jardineiras feitas com restos de tecidos de outras fábricas ou com tecidos que caíram em desuso. São todas feitas a partir de 100% de algodão e muitas vezes fazemos com algodão orgânico ou reciclado”, explica Joana Craveiro. Não só para mulheres como também para crianças, o seu objetivo é serem leves, práticas e confortáveis, já que as jardineiras são, sem dúvidas, aquela peça que não exige esforço nenhum na resposta à derradeira pergunta: “o que é que eu vou vestir hoje?”.

Quanto às inspirações para os diferentes modelos, Joana Craveiro esclarece que, como a marca é portuguesa, todos os nomes, cores e formatos foram pensados para transmitirem memórias e tradições do País, como jogos e até mesmo cheiros. “Quisemos ir buscar a ideia de voltar a brincar, que hoje em dia parece estar bastante em desuso”, acrescentou. 

De momento, a MY.YÔ tem dois modelos para mulher disponíveis, o Pé de Galo e o Pisa Pisa Pés, e os valores começam nos 42,50€ (agora em promoção). Já para as crianças, além do Pé de Galo, também existe o Quantos Queres, e os preços começam nos 60€. Todas as jardineiras podem ser compradas através do site oficial, mas apresse-se: a mercadoria não é muita, pelo que, assim que chega ao site, esgota. 

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