A gala que assinala os 30 anos da TVI está a decorrer, este domingo, 19 de fevereiro, na Aula Magna, em Lisboa. Para a ocasião, Cristina Ferreira elegeu um longo vestido branco da autoria de Micaela Oliveira. Na cauda da peça podiam ler-se várias palavras bordadas, os nomes dos programas nos quais a apresentadora de 45 anos participou. Mas houve quem tivesse esta ideia primeiro, ainda que por motivos diferentes: Chiara Ferragni.
A influenciadora italiana, que é uma das maiores bloggers de moda do mundo, apresentou as galas do Festival de Sanremo, o equivalente italiano ao Festival da Canção, e utilizou um vestido semelhante. Não, não era da autoria de Micaela Oliveira, mas de uma casa de luxo francesa, Dior. E também não tinha bordados os projetos a que a criadora de conteúdos está ligada – em vez disso, eram alguns dos insultos com que se depara diariamente que saltavam à vista.
Numa publicação de Instagram da influenciadora confirma-se que são críticas "sobre a sua aparência, o seu corpo e sobretudo a sua liberdade de se sentir mulher e também mãe". As frases foram bordadas em pérolas negras, de forma a contrastar com o vestido, como se de a "página de um livro" se tratasse, continua a publicação.
O objetivo ao trazer "estas frases sexistas" para o Festival de Sanremo é, sobretudo, fazer com que as mulheres se lembrem de "não deixarem que os haters [aqueles que tecem comentários de ódio, em português] as rebaixem, porque as opiniões daqueles que nos amam é que realmente importam". A par deste vestido, Chiara Ferragni também apresentou as galas do festival com outras criações da marca francesa, com a finalidade de apelar à luta contra o machismo.
Para Cristina Ferreira, o vestido tinha um propósito mais ternurento, que se assemelhava a uma espécie de lembrete sobre o seu percurso profissional na estação de Queluz de Baixo. "Tenho aqui toda a minha história com a TVI, desde o 'Olá Portugal', onde estagiei. Já tinha uma ideia pensada e, entretanto, liguei à Micaela e disse 'quero outra coisa'. Foi para aí na sexta feira passada e ela fez com muito gosto e estou muito feliz. Não estou aqui há 30 anos mas estou há 20. Tenho muita da história da TVI no meu corpo, na minha pele, em mim e agora também no vestido", explicou Cristina Ferreira na passadeira vermelha da Gala 30 anos TVI.