O Natal é a época dos clichês. Entre o vermelho e verde a dominar as montras, a par das lantejoulas e brilhos exagerados, vendidos com a promessa de transformar qualquer look, a roupa de festa parece estar presa a um ciclo interminável de repetições. Contudo, no meio de tanta previsibilidade, há uma marca portuguesa que tem tudo para dar outra roupagem (literalmente) às festividades.
Falamos da Marma, a marca fundada por Sofia Vasconcelos, radialista e apresentadora de televisão, e pela amiga, Catarina Medon. É que a insígnia tem uma coleção de festa que é tudo menos óbvia – e sim, se achava que o repertório da etiqueta só se fazia valer de biquínis, não podia estar mais enganado. É que essa não é a realidade, pelo menos, desde janeiro, aquando do lançamento da coleção cápsula Leve-Leve.
"Com estes conjuntos, nós sentimos a necessidade de termos também peças que não fossem só de verão", explica Sofia Vasconcelos à MAGG, acrescentando que a intenção de se destacar no mercado não apenas pelos biquínis e roupa leve que marcaram o início da Marma, mas também por peças que possam ser usadas o ano todo, já era um desejo que se fazia sentir há muito (e que, agora, está cada vez mais a ser posto em prática).
Uma vez que considera que, "de alguma forma, o verão é curto em Portugal", a fundadora acredita que "fazia sentido que as pessoas pudessem usar a marca o resto do ano e não só" nessa altura. Foi assim que nasceu a linha, que pisca o olho a esta quadra e que está repleta de conjuntos quentes e cheios de estilo, mas que não podiam estar mais longe de todos os elementos que lhe associamos.
"Foi uma coisa consciente", começa por esclarecer, desde logo, a criadora, em relação a esta decisão. "Não queríamos que a coleção fosse nas cores que automaticamente nos remetem para o Natal. Porque apesar de ser uma coleção lançada nesta altura e pensada para esta altura do ano, não queríamos que fosse óbvio", continua, deixando implícito que as peças não servem só para fazer um brilharete em jantares de Natal.
À primeira vista, as peças destacam-se pelos padrões, uma das imagens de marca da Marma – até porque não é por estarmos no meio das estações frias que o nosso guarda-roupa tem de perder a cor e o arrojo. "Às vezes, sentimos um bocadinho que o inverno é mais chato por causa do frio, por ser mais escuro. Queríamos que as pessoas estivessem confortáveis, mas com cor e que pudesse ser uma roupa divertida também", avança.
Os padrões, todos desenhados internamente pela equipa, incluem bananas, inspiradas no Bananeiro, uma tradição mítica de Braga que consiste em comer bananas com moscatel na noite de Natal; estrelas, "muito festivas e que nos remetem logo para esta altura do ano"; e, claro, o cow print, que Sofia Vasconcelos não quis descurar, fruto da irreverência de que é reflexo e pelo facto de ser uma das grandes tendências do momento.
Além da estética eclética, o conforto foi algo que também pesou na balança. "Quisemos fazer os conjuntos em veludo, assim como o casaco, porque é um tecido mais festivo e mais invernoso", explica a fundadora, frisando que o facto de serem quentes também foi uma prioridade – especialmente tendo em conta que só assim se conseguem evitar alguns problemas, como quando temos de acrescentar camadas que podem arruinar o look, por exemplo.
Mas não é apenas o conforto que faz esta coleção especial: o facto de culminarem em looks fáceis sem grande esforço, acredita a criadora, também é um dos pontos fortes. "Quando uma pessoa usa o conjunto inteiro, o facto de não ter que pensar tanto na conjugação de peças já faz o look. Isso é divertido", explica, não descurando que as peças também podem ser usadas em separado – e em qualquer altura do ano, já que os próprios padrões não se limitam à época festiva.
Aliás, esta preocupação com peças que podem ser usadas em diversas situações é reflexo de um consumo mais consciente, que também é uma das bandeiras da insígnia, visto que "as pessoas não precisam comprar o conjunto" na íntegra. "Isso faz com que possam usar com outras peças e com um look completamente diferente", continua Sofia Vasconcelos, dizendo ainda que, mesmo comprando ambas as peças, estas "podem ser usadas de duas ou três formas diferentes".
A par disto, a produção, que é totalmente nacional, é outro ponto de orgulho para a Marma. Os tecidos são adquiridos de fábricas no norte do País, onde também acontece a confeção. "E o bom é que ninguém corre o risco de ter outra marca com o mesmo padrão", brinca Sofia Vasconcelos. Trocado por miúdos, é uma abordagem reforça não apenas a qualidade do produto final, mas também o compromisso da marca em oferecer algo exclusivo aos clientes.
Uma coisa é certa: com esta coleção, Sofia Vasconcelos prova que é possível reinterpretar a moda festiva de forma arrojada, divertida e, acima de tudo, diferente. Os conjuntos podem ser adquiridos no site oficial da etiqueta por 99€, com tamanhos como S/M e M/L, mas as calças e camisas, quando compradas em separado, ficam a 49,50€. Já o casaco, que é de tamanho único, custa 120€.