Há marcas que são de roupa, outras de acessórios, de alimentação ou com produtos ligados à sustentabilidade. Mas a Sohzen, marca portuense, é isso tudo num só nome. Aliás, atente no nome. Não sente que está a dizer "so zen" ("tão zen", em português)? Está mesmo e esse é outro dos conceitos da marca portuguesa criada no final de novembro de 2021 e agora a lançar-se no mercado.
"Quando estávamos a criar a marca, pensámos na chave para ligar tudo e o nome Sohzen vem exatamente do estado zen. Um bocadinho do inglês 'so zen' [tão zen, em português]. Só que para criar um bocadinho o lado único, optámos por ter o 'h' que liga tudo", explica Vasco Ferreira, project manager da marca, à MAGG.
A marca com T-Shirts, joias e infusões biológicas é um projeto da Impacting Group, no Porto, e toda a produção é feita em Portugal — esforço que também foi feito no que toca às matérias primas de qualidade que fazem com que cada produto da Sohzen seja feito para durar.
"Tentámos ao máximo possível recorrer a produtos portugueses. Obviamente que há sempre uma ou outra coisa que não é possível. Por exemplo, não temos em Portugal todos os minerais e pedras semipreciosas de que precisamos e da mesma forma existem ingredientes no chá que na produção biológica em Portugal, dado o clima, pode não ser 100% possível", explica Vasco Ferreira, acrescentando que o chá verde, pela redução nacional reduzida, tem uma lista de espera imensa.
No entanto, outros aspetos fazem desta uma marca mais sustentável, como é o caso das infusões colocadas numa embalagem elegante e reutilizável, sem qualquer plástico envolvido ou outro tipo de produto descarável. Existem três variedades de chás produzidos por cá — o All Out, com hortelã e urtiga (detox), o Disconnect, com camomila e lima (relaxante), e o Game On, com chá verde Sencha e poejo de Hart (revigorante) — a partir de 9€.
Este último, o revigorante, é ideal para começar a manhã antes de seguir para junto do armário e vestir a roupa com que vai enfrentar o dia. Uma parte do outfit está decidida, basta pegar numa das T-shirts da Sohzen com algodão 100% orgânico e certificado pela Global Organic Textile Standard (GOTS). "É o mais alto padrão de sustentabilidade que garante que não há químicos no produto. E não estamos só a falar do algodão. Porque por vezes o algodão é orgânico, mas as etiquetas não são ou a tinta usada na estampagem não é. Aqui estamos a falar de tudo o que é tóxico", explica o project manager da marca.
Existem quatro desenhos nas T-shirts unissexo e cada um tem um significado. A T-Shirt Raízes é inspirada na Árvore da Vida e a T-Shirt Yūgen tem estampado o símbolo espiritual da mandala para que quem a use emane tanta luz como a representação geométrica. Cada T-shirt custa 50€ e só fica completa com um acessório.
Aqui entram então as joias da coleção Lagom da Sohzen (75€ cada), feitas à mão, com prata de lei e pedras naturais em bruto. O resultado são colares simples, delicados e imperfeitos.
"Nós não lapidamos as pedras. São mantidas exatamente como foram partidas, o que faz cada peça única e com que mantenha a imperfeição da natureza", refere Vasco Ferreira. "Inspiramo-nos bastante na natureza e nas suas imperfeições. Usamos um bocado como mote aquela frase de que há várias tonalidades na imperfeição e a nossa favorita é a beleza. E nós baseamo-nos muito nisso", remata sobre toda a marca.
A Sohzen tem ainda sacos 100% algodão orgânico com padrões originais desenhados por artistas locais que são oferecidos em encomendas de valor superior a 45€. Pode comprar qualquer produto da Sohzen na loja online.