A Vintage For a Cause apresentou a sua mais recente peça e estrela da próxima estação — o casaco LISAMA — na 56ª edição da Modtíssimo, a única feira de têxtil e vestuário nacional que conta com a presença de várias marcas sustentáveis portuguesas. Inspirado no formato quimono, de estilo urbano e original, o modelo foi feito a partir de desperdícios de ganga, doados pela empresa nacional de denim Lisama Lda — de onde veio a inspiração para o nome da peça.

Combatendo o desperdício de ganga, que é umas das matérias-primas que implica maior consumo de água, a marca decidiu criar este novo design e repor outros já existentes (re)utilizando este material.

Detalhes do novo casaco Lisama da marca Vintage for a Cause
Detalhes do novo casaco Lisama da marca Vintage for a Cause créditos: Vintage for a Cause

A Vintage For a Cause foi criada em 2012 por Helena Antónia e é um projeto de "Upcycling e de Inclusão Social", que desenha e produz edições limitadas de peças exclusivas através da utilização de métodos e materiais responsáveis. Segundo a marca, "utilizam tecidos de desperdício morto dando-lhes uma nova vida, em colaboração com diferentes designers de moda e com o propósito de inclusão social. Incorporam assim, práticas em toda a cadeia de valor, resultando em peças intemporais, de estilo vintage com um impacto ambiental mínimo". A sua missão é liderar e inspirar uma nova forma sustentável de fazer moda.

Valha-me Deus. A nova marca de roupa que quer juntar moda e religião
Valha-me Deus. A nova marca de roupa que quer juntar moda e religião
Ver artigo

A marca é apoiada pela Associação Seletiva Moda no âmbito do programa de internacionalização From Portugal, cujo apoio se traduz na presença na Modtíssimo, onde a Vintage For a Cause apresentou várias edições limitadas de roupa exclusiva feita com upcycling e assinadas por designers nacionais. A marca disponibiliza aos seus clientes toda a informação relativa ao processo de produção do casaco Lisama, tanto a nível de custos como de impacto ambiental, e a peça já se já disponível para venda online. 

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.