Há temporadas em que o animal print surge tímido e em detalhes, mas, em 2025, não há contenção possível. Dos casacos às malas, passando até pelas unhas, a selva instalou-se com toda a pujança. Leopardos, zebras e tigres voltaram a rugir no guarda-roupa e no universo da beleza, culminando numa estética feroz, mas sofisticada.

Os sapatos não são exceção. A clássica neutralidade dos pretos e castanhos dá lugar a estampas felinas que prometem dominar o outono/inverno. Leopard print é o novo preto e as fashionistas da moda já o confirmam. Em Copenhaga, nas semanas de moda e no Instagram, os pés mais fotografados exibem padrões selvagens em versões que vão dos ballet flats às botas de cano alto.

A tendência, que já conquistou nomes como Alexa Chung, é uma resposta direta ao cansaço do minimalismo. É uma forma de expressão, um pisar de afirmação. E, claro está, há para todos os estilos: a elegância vintage dos kitten heels, o toque descontraído das sabrinas em pêlo, ou o impacto total das botas em camurça manchada.

Jennifer Aniston está rendida a estes ténis icónicos da Adidas. Saiba quanto custam (e veja mais 7 opções)
Jennifer Aniston está rendida a estes ténis icónicos da Adidas. Saiba quanto custam (e veja mais 7 opções)
Ver artigo

Marcas como Reformation, Khaite e Schutz estão entre as que lideram esta reviravolta, reinterpretando o leopard print com linhas modernas e materiais de luxo. Mas este não é o único a fazer-se sentir, já que a zebra ou a cobra, por exemplo, também têm dado que falar e são protagonistas de vários modelos de calçado.

Caso queira render-se aos encantos destes sapatos cheios de carisma, reunimos algumas opções para si. De ténis a mocassins, passando por sabrinas, de marcas como Adidas, New Balance, Seaside, Steve Madden ou Parfois, espreite algumas das nossas sugestões, cujos preços começam nos 14,99€.

Clique na fotogaleria