Nos anos 90 existia a hora Coca-Cola Light. Depois, nos anos 2000, a happy hour permitia que solteiros se cruzassem em bares e, antes de jantar, pudessem conhecer-se de cocktail na mão, ao estilo das quatro amigas fabulosas de "O Sexo e a Cidade". Depois chegaram as redes sociais, as aplicações de encontros e, de um copo na mão, passou-se para higiénicos e frios "ddtc?"; "és de onde?" ou "o que procuras aqui?".
Mas a tendência está a dar a volta porque, pelo menos em Espanha, o que está a dar é ir para o engate na cadeia de supermercados Mercadona. Se ainda não viu os vídeos nas redes sociais TikTok e Instagram, onde o tema "ligar en Mercadona" (em português, "engatar no Mercadona") está viral, nós explicamos-lhe do que se trata. Em teoria, existe uma hora ideal para os solteiros conhecerem as suas almas gémeas num supermercado da cadeia espanhola: entre as sete e as oito da noite.
O supermercado como espaço de possíveis encontros amorosos não é tema novo e até já foi abordado em "A Family Affair", filme da Netflix com Nicole Kidman e Zac Efron. Mas, de volta ao Mercadona como sítio de eleição para conhecer a sua cara metade. Tudo começou quando a atriz e humorista Vivy Lin publicou um vídeo com uma amiga, que lhe havia dito, depois de uma pesquisa no Google, que a melhor hora para o engate no supermercado era "entre as 19h e as 20h". No vídeo podem ver-se as duas amigas num Mercadona, a dizerem que estão à espera.
O vídeo espoletou milhares de reações, memes e vídeos nas redes sociais, mas a teoria já tem algum tempo. Remonta a 2017, quando uma participante do dating show "First Dates" revelou esta teoria. "Há uma hora exata no Mercadona durante a qual vão todos os solteiros, das 19h às 20h. Então é a essa hora que eu vou. Vou para lá passear pelos corredores e não compro nada", contava Lea, citada pelo "Huffington Post". A concorrente explicava ainda que tinha a certeza de que se tratavam de homens solteiros porque "têm cerveja e batatas fritas no carrinho".
Com a teoria de Lea a ganhar uma nova vida em 2024, há mais pormenores para passar à prática. E como é que se sabe se a outra pessoa está disponível? O sinal é um ananás. Terá de colocar esta fruta com a rama para baixo e, depois, dirigir-se ao corredor adequado à sua faixa etária. Se encontrar alguém com um ananás na mesma posição, deverá dar um leve encontrão com o seu carrinho no da outra pessoa, como sinal de interesse.
De acordo com "El Español", a idade também condiciona a estratégia: se tem entre 19 e 25 anos deve dirigir-se à zona dos congelados. Caso tenha mais de 25, deve ir para a peixaria. As pessoas disponíveis acima dos 40 encontrarão a sua cara metade no corredor dos vinhos. O tipo de produto que se leva no carro também pode dar a entender o que se procura (uma relação séria, algo mais esporádico ou apenas uma aventura de uma noite). Conservas e outros alimentos não perecíveis significa que se procura uma relação duradoura. Comida pré-cozinhada significa que se quer algo mais imediato. Se colocar no carrinho queijo curado ou semicurado, quer dizer que procura uma pessoa mais velha.