O tema pode ainda gerar alguns sorrisos envergonhados ou silêncios constrangidos — mas não há meso razão para isso. Falamos da masturbação, tópico que tem bastantes, benefícios físicos, mentais e emocionais.

Com ciência e sem rodeios, estes são os cinco principais, tal como salientam os especialistas, de acordo com a marca Satisfyer.

1. Redução do stresse e melhoria do humor

O prazer liberta endorfinas, dopamina e ocitocina, ou seja, as conhecidas "hormonas da felicidade". De acordo com os especialistas, esta libertação hormonal contribui para a diminuição dos níveis de stresse, ansiedade e tensão acumulada.

2. Melhora a qualidade do sono

Esqueça os chás de camomila. Segundo a Satisfyer, prazer antes de dormir pode ser a chave para noites mais tranquilas, graças ao relaxamento muscular e emocional que proporciona.

3. Aumenta a consciência corporal

Saber o que gosta é essencial para ter uma vida sexual mais satisfatória. Este autoconhecimento pode refletir-se de forma positiva na autoestima e na comunicação íntima.

4. Alivia dores (inclusive menstruais)

As endorfinas libertadas durante o orgasmo atuam como analgésicos naturais, o que pode ajudar a aliviar dores de cabeça, cólicas menstruais e outras dores corporais.

5. Reforça o sistema imunitário

Parece mentira, mas não é. Há estudos que sugerem que esta prática regular pode aumentar a produção de células imunitárias, o que ajuda o corpo a combater infeções. Os especialistas explicam que este reforço pode ajudar o corpo a reagir melhor a infeções.