A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) foi alertada pela Associação Portuguesa para a Defesa do Defesa do Consumidor (DECO) em relação a vários tipos de incensos que são vendidos e que contêm químicos potencialmente perigosos, alguns dos quais cancerígenos.

"São uma mescla de substâncias irritantes para olhos, nariz e vias respiratórias; algumas são reconhecidamente carcinogénicas e outras, pelo menos, suspeitas", diz o comunicado enviado às redações pela Deco. Em causa estão as análises feitas a produtos de várias marcas, que, concluiu a associação, "continuam a ser assustadoras", numa comparação à análise que já havia sido feita há sete anos a incenss e velas aromáticas.

Além da ASAE, também a Direcção-Geral da Saúde foi alertada pela DECO: "Concluímos no sentido de que devem ser retirados do mercado — já apresentámos este pedido à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE). Demos, igualmente, conhecimento à Direção-Geral da Saúde", diz o comunicado.

Estudo. Adoçantes da Coca-Cola sem açúcar são tóxicos para os intestinos
Estudo. Adoçantes da Coca-Cola sem açúcar são tóxicos para os intestinos
Ver artigo

Entre a tal "mescla", a Deco detetou "acetaldeído, acetona, acroleína, benzeno, etilbenzeno, formaldeído, monóxido de carbono, naftaleno e outros compostos orgânicos voláteis", nos testes que realizaram em seis incensos.

Além disso, há os rótulos alegadamente enganadores e pouco informativos. "É comum encontrarmos nas embalagens as palavras: 'natural', 'purificante', 'seguro' 'energia positiva' — que, de um ponto de vista da segurança dos consumidores e da obrigação da prestação de uma informação verdadeira e comprovável, são absolutamente inadmissíveis", diz a Deco. E acrescenta: "Some-se, ainda, uma rotulagem insuficiente, com alegações falsas, impressa de forma ilegível e que, verdadeiramente, só contribui para o quadro grave que encontrámos."

Além de perigosos para a saúde humana, a Defesa do Consumidor alerta ainda que os incensos são "poluentes do ar interior", com uma utilização que deve ser "no mínimo, fortemente desaconselhada."

Incensos Zara Home Encens, Green Tree 7 Chakras, Satya Sai Baba Nag Champa Cônes d'Encens e Satya Sai Baba Nag Champa Agarbatti Incense Sticks, Eurescents Sensations, Green Tree 7 Chakras e Casa Escape Black Oudh e velas Yankee Candle, Airwick Anti-tabaco, Kasa Vermelho, A Loja do Gato Preto Vela Verde, Arte Regal Vela Antiolor (Ref. 28395), Glade Relaxing Zen e Casa Wood Rustic estão entre os produtos analisados pela Deco — que já havia, há sete anos, alertado os grupos parlamentares para este problema.

Newsletter

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma magazine para mulheres MAGGníficas. A MAGG faz um apanhado das mais estranhas que encontrámos nos sites das lojas.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.