A saúde íntima da mulher tem vindo a ser alvo de uma maior preocupação ao longo dos últimos anos. Muito graças à consciência que a mulher tem vindo a adquirir sobre a importância de cuidar de si e querer mais para si. Nos dias que correm, por exemplo, estamos mais consciencializadas para a importância de realizar, periodicamente, consultas e exames médicos e apostar na prevenção que, pode passar, pela adoção de práticas diárias, como uma higiene íntima adequada, essencial no controlo e prevenção de infeções na zona íntima feminina.

Existem pequenas rotinas que podem contribuir para a saúde feminina. A higiene íntima é um desses atos de autocuidado da mulher. Este cuidado deve ser diário e realizado duas vezes ao dia (de manhã e à noite) com um produto que respeite o equilíbrio do pH da zona íntima. Assim, antes de escolher o que usar, é importante ter em conta alguns fatores: encontra-se na fase da adolescência, idade adulta ou menopausa?

Endometriose. A doença dolorosa que é confundida com dores menstruais
Endometriose. A doença dolorosa que é confundida com dores menstruais
Ver artigo

Trata-se de uma infeção fúngica ou apenas de uma irritação da mucosa? Para além desta rotina diária, existem outros momentos em que a mulher deverá reforçar os cuidados como, por exemplo, após a prática de relações sexuais e nas idas à casa de banho, ter o cuidado de fazer a limpeza sempre da frente para trás.

Quando a prevenção não é suficiente, e surgem infeções vaginais, é essencial identificar os sinais e sintomas mais comuns.

  • Ardor e prurido intenso, interno e/ou externo;
  • Dor ao urinar;
  • Corrimento com uma cor e odor característicos.

Os farmacêuticos, enquanto profissionais de saúde, podem ajudar na identificação do tipo de infeção vaginal, mediante os sinais e sintomas, e também no encaminhamento para uma solução de tratamento ajustado às necessidades.

Fazer parte do movimento #PINKCARE

O bem-estar íntimo da mulher afeta o seu quotidiano, razão pela qual é essencial apostar nos cuidados diários e prevenção de problemas. No Dia Internacional da 
Saúde Feminina, que se realiza a 28 de maio, as Farmácias Holon juntam-se à Lactacyd Portugal e desafiam a comunidade a vestir rosa.

Através da iniciativa #PinkCare queremos criar uma mancha nas redes sociais com o propósito de incentivar o empoderamento feminino, pela literacia para a saúde. Sim, porque saber mais é sinónimo de cuidarmos mais de nós.

Juntem-se a este movimento!

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.