O vidro é bom para si e para o ambiente - é esta a premissa do "Friends of Glass" (ou Amigos do Vidro em português) que defende um estilo de vida que privilegia o uso do vidro — em vez do plástico.

Os Amigos do Vidro acreditam que muitas famílias e empresas ainda desconhecem os reais benefícios do vidro e têm como objectivo unir um conjunto de pessoas de diferentes países e criar uma comunidade que acredita nos benefícios deste material. Em Portugal a campanha foi lançada pela actriz Catarina Gouveia que partilhou nas redes sociais o anúncio feito em parceria com este projecto e onde diz estar "estar orgulhosa por representar esta causa".

Catarina Gouveia e a cara da nova campanha do Friends of Glass em Portugal
Catarina Gouveia é a cara da nova campanha do Friends of Glass em Portugal

À primeira vista, esta campanha pode parecer ter pouco impacto, mas se nos lembrarmos que o vidro pode substituir o plástco em muitos dos casos, talvez o caso mude de figura.

É que o plástico está presente em quase todos os utensílios utilizados no dia a dia e, nalguns deles, o uso de plástico nem é assim tão óbvio. Mas ele está lá: nas embalagens de comida, pacotes de bebidas, produtos de higiene pessoal, materiais de tecido sintético, pastilhas elásticas, fraldas, colas e por aí fora.

Num mundo repleto de plástico, evitá-lo pode ser bastante difícil. Mas encontrar alternativas para itens comuns que utilizamos no dia a dia como garrafas e embalagens de plástico está a tornar-se cada vez mais fácil.

Gostaria de ver menos plástico na sua casa e menos desperdício deste material? Aqui estão 5 alternativas eco-friendly de longa duração para o ajudar a reduzir o uso do plástico na sua vida, um passo de cada vez.

Vidro

Apesar deste não ser um material biodegradável, o vidro tem a capacidade de ser infinitamente reciclável sem que haja perda de qualidade ao longo do processo, uma vez que todo ele é feito a partir de materiais naturais. E já que muitos items da nossa lista de compras já vêm embalados em vidro, reaproveitar esses jarros é uma maneira barata e simples de dar nova vida à sua despensa. Poderá também dar-lhes um novo propósito e utilizá-los como objetos de decoração em sua casa ou oferecê-los a alguém como presente.

Vidro
Jarros de vidro como opção para arrumar e conservar os seus alimentos créditos: Pixabay

Aço inoxidável

Resistente e fácil de limpar, as opções de aço inoxidável para guardar a comida e bebidas têm-se multiplicado ao longo dos anos. O seu alto nível de resistência à oxidação atmosférica faz dele um material apelativo e a sua utilização é feita nas mais diversas indústrias. Poderá, por exemplo, substituir o uso individual de copos ou garrafas de plástico no seu dia a dia pelos mesmos objetos feitos a partir deste material duradouro.

Recipiente em aco inoxidável para transporte de agua
Recipiente em aço inoxidável para transporte de água créditos: Pixabay

Cerâmica

A cerâmica faz parte da vida do homem desde os tempos da pré-história e este tipo de material oferece uma alternativa estável e duradoura para o uso prático de utensílios do dia a dia como pratos, copos e panelas. A tradição ceramista evoluiu com os anos sob o ponto de vista visual e ao nível da estética, mas esta prática do trabalho em barro continua a oferecer e a possuir as mesmas vantagens de antigamente, tanto na preparação dos alimentos quanto no material utilizado para o seu consumo.

Chavenas de cafe em ceramica
Chávenas de cafe em ceramica créditos: Pixabay

Madeira

Sendo um recurso renovável, a madeira, proveniente de florestas geridas de forma sustentável, pode substituir o plástico em utensílios domésticos, como escovas de limpeza, utensílios de cozinha e tábuas de cortar. Apesar da madeira ser mal vista pelos especialistas de higiene no que toca, por exemplo, às colheres de pau e às tábuas de cortar, ela ainda hoje marca presença nas cozinhas de todo o mundo. Mas o importante quando utilizar materiais de madeira na cozinha é que estejam bem limpos. Depois de cada utilização, deve limpar bem estes utensílios com água quente e detergente e antes de guardá-los deixe-os secar bem.

Utensilios culinarios em madeira
Utensilios culinarios em madeira créditos: Pixabay

Bambu

Este recurso renovável de rápido crescimento tem vindo a conquistar o mercado mundial com as suas diversas vantagens na fabricação de utensílios de cozinha, objetos de decoração e móveis. O bambu possui uma capacidade de crescimento surpreendente e a sua produção é extremamente económica já que esta é uma planta de fácil adaptação a qualquer tipo de solo. Os produtos em bambu possuem um agente natural antibacteriano que previne a proliferação de bactérias, combatendo-as. Esta vantagem é essencial para que os utensílios de cozinha em bambu sejam a sua melhor escolha, ao mesmo tempo que a sua natureza resistente significa que são itens mais duradouros.

Escovas de dentes produzidas em bambu
Escovas de dentes produzidas em bambu

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.