A Câmara Municipal de Lisboa (CML) acaba de lançar uma aplicação que permite saber tudo o que se passa na cidade, em tempo real — desde o comércio que está de portas abertas ao condicionamentos de trânsito. Apesar de surgir em contexto de pandemia, a app já tinha sido pensada antes para melhorar a qualidade de vida do lisboetas.

A nova aplicação inclui avisos à população sempre que ocorram situações que possam pôr em causa a segurança dos utilizadores, informa sobre situações de emergência que ocorrem na cidade e que têm impacto na via pública, intervenções nas árvores, condicionamentos de trânsito, localização e disponibilidade de lugar em parques de estacionamento, localização e disponibilidade da rede de bicicletas Gira e ainda informações na área da proteção civil, contactos úteis e novidades sobre a cidade e o município.

Tudo isto pode ser visualizado em forma de lista ou mapa, conforme demonstrado na imagem.

app
créditos: apps.apple

Outra das características da nova aplicação é que os conteúdos disponíveis podem ser escolhidos por cada utilizador: "Através do registo, o utilizador pode definir o seu perfil, por forma a receber informações personalizadas e a ser notificado sobre as temáticas e sobre os locais que lhe interessam", explica a CML. A única informação que não é possível dispensar, são os avisos sobre situações que envolvam a sua segurança ou a segurança dos outros.

Apesar de não ter sido pensada para a COVID-19, o tema não fica de fora da aplicação, sendo por isso fornecidas informações sobre medidas promovidas pelo município. É o caso da Plataforma “Estamos Abertos”, integrada na app, que revela quais e em que condições são os estabelecimentos abertos durante este período.

A nova aplicação já está disponível para Android e iOS.

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.