Depois das críticas à atualização 16.4.1 (a) do iOS, os utilizadores de iPhone criticam a versão mais recente, o iOS 16.5, que ficou disponível no dia 18 de maio. Mais uma vez, o facto da bateria dos dispositivos se gastar rapidamente está no foco das queixas.
“O iOS 16.5 é fatal para a bateria”, escreveu um utilizador nas redes sociais. Muitos afirmam que, depois de atualizarem o iOS para o 16.5, a bateria diminui mais rápido do que o normal, sendo que em alguns casos dura apenas 3 horas.
Segundo o "TechRadar", este desgaste é normal, dado que, quando a Apple lança uma atualização, os telemóveis precisam de reindexar os dados e recalibrar as configurações da bateria, o que leva a um consumo mais rápido desta. Contudo, o desgaste mais rápido é temporário e deve ser resolvido alguns dias após a atualização.
Além da recalibração da bateria, a nova atualização do sistema operacional também faz várias atualizações específicas nas aplicações que ainda sobrecarregam mais a bateria do iPhone. Quando estas ficam atualizadas, o consumo diminui. Se mesmo passado alguns dias o problema continuar, deve ir às configurações do iPhone e ver a saúde da bateria para ver se tem algum aviso oficial.
O iOS 16.5 pretende, entre outros aspetos, corrigir uma falha em que qualquer pessoa podia aceder aos contactos através do ecrã bloqueado e adicionou vários papéis de parece para o ecrã bloqueado com o tema Pride. Além disso, há uma nova secção dedicada ao desporto na Apple News e o acesso aos pontos e classificações dos clubes e ligas que se segue é mais fácil.