Os utilizadores de iPhone estão a recorrer ao Twitter para criticar a atualização mais recente da Apple, o iOS 16.4.1 (a), alegando que a bateria dos dispositivos se gasta mais rapidamente, e há até quem diga que sobreaquecem.

Apple alerta que não deve nunca ter o iPhone a menos de 15 centímetros do peito. Saiba porquê
Apple alerta que não deve nunca ter o iPhone a menos de 15 centímetros do peito. Saiba porquê
Ver artigo

Um utilizador afirma que a bateria do seu telemóvel diminuiu 30% em 30 minutos. “Perdi 30% [de bateria] nos últimos 30 minutos apenas por ter o Spotify ligado e ir ao Twitter durante cinco minutos”, “esta nova atualização do iPhone está a acabar com a duração da minha bateria” e “o meu iPhone 13 mini parece sobreaquecer após a atualização” são alguns exemplos.

O iOS 16.4.1 (a), conhecido também por Rapid Security Response, foi lançado pela Apple na semana passada para corrigir problemas de segurança. Apesar da marca ser acusada de piorar o desempenho dos dispositivos para que os consumidores tenham de comprar um novo, os especialistas da Apple afirmam que as suas atualizações ajudam a preservar a vida útil das baterias, revela o "Daily Mail".

“A instalação de um novo sistema operacional num iPhone aciona muitas coisas em segundo plano, como a recalibração da bateria, e isso pode durar horas ou até dias. Isso não só consome energia, mas pode dar a impressão de que a bateria está a gastar-se mais rapidamente, quando na verdade, não está. Acrescenta-se a isso o duplo fator de muitas atualizações de aplicativos que acontecem após um novo lançamento, combinado com muitos novos recursos disponíveis que podem consumir mais num aparelho antigo”, explicou Adrian Kingsley-Hughes da ZDNet, um site de notícias de tecnologia.

Se estes problemas continuarem durante semanas após a atualização do iOS, deve verificar a capacidade máxima da bateria nas definições do telemóvel. Esta capacidade diminui à medida que a bateria envelhece quimicamente, que pode levar a que esta se gaste em menos tempo de utilização. Se precisar de ser substituída, irá aparecer uma “mensagem importante sobre a bateria” para indicar que esta está bastante degradada.

No site da Apple, a marca também dá dicas para que os utilizadores maximizem a duração da bateria, como não expor os dispositivos a temperaturas superiores a 35 graus, certas capas devem ser removidas durante o carregamento caso gerem excesso de calor, não deixar que a bateria se esgote completamente e evitar manter o telemóvel a carregar durante muito tempo depois de atingir os 100%.