Os telemóveis são um dispositivo muito importante na nossa vida. Atualmente não fazemos nada sem eles. E à medida que os vamos usando, temos tendência a personalizá-lo, para deixá-lo de acordo com as nossas preferências. Um desses casos é a utilização do modo escuro (ou dark mode, em inglês).
Escolhemos este modelo de visualização do conteúdo não só porque pode ajudar à leitura em determinadas alturas, como também poupa a bateria do dispositivo. Contudo, apesar destes benefícios, a utilização do modo escuro pode acabar por prejudicar quem o utiliza.
A lista de consequências, tal como aponta a Magazine HD, podem passar por fadiga ocular, problemas de dislexia ou dificuldade na leitura. Saiba tudo.
1. Problemas de visão
A utilização do modo escuro nos telemóveis tanto pode trazer benefícios como complicações. Se estiver num ambiente escuro, o melhor modo de leitura do conteúdo do telemóvel é o escuro. Mas se estiver num ambiente com mais iluminação, o melhor é optar por deixar o telemóvel em modo claro. A utilização do modo escuro em ambientes com muita luz obriga a que a nossa visão desempenhe um maior trabalho em focar o conteúdo exposto no ecrã do dispositivo.
2. Leitura difícil
Para que a leitura de um texto apresentado no telemóvel se torne mais fácil, é necessário que este seja em tons escuros e num fundo branco. Se o utilizador optar pelo modo escuro do telemóvel, está a dificultar a leitura porque ler um texto em tons claros num fundo preto, e a tendência é a pupila dos olhos dilatar para permitir a entrada de mais luz, o que levará a uma difícil perceção do conteúdo que está a ser exibido no dispositivo.
3. Se calhar, não está mesmo a poupar bateria
Um telemóvel que esteja em modo escuro apenas poupa bateria se se tratar de um modelo com um ecrã OLED. No caso de o telemóvel apresentar um ecrã LCD, esse fenómeno não irá acontecer. Isto é justificado pelos pixéis que são utilizados nestes tipos de ecrãs. Enquanto no modelo OLED, se ativar o modo escuro, os pixéis ficam desligados durante a sua utilização, economizando desta maneira a bateria do dispositivo, um telemóvel com o modelo LCD, ao ativar o modo escuro, não irá apresentar nenhuma diferença na percentagem da bateria, pois os pixéis continuarão ligados, o que significa que não existirá nenhuma poupança de energia.
4. Pode dificultar ainda mais a leitura a quem sofre de dislexia
O ecrã em modo escuro torna ainda mais difícil a leitura e a visualização de conteúdo para pessoas que sofrem de dislexia. Este problema trata-se de uma “incapacidade específica de aprendizagem, que se caracteriza por dificuldades na correção e/ou fluência na leitura de palavras”, aponta o site do hospital CUF. Assim sendo, se crianças e adultos com esta perturbação já têm alguma dificuldade na leitura, ao alterar o modo como é normal visualizar as palavras, isso acabará por dificultar ainda mais a compreensão que têm destas palavras.