Chama-se Vertuo e é o nosso sistema da Nespresso que promete elevar a forma como bebe café em casa. A Nespresso, que desde 2003 revolucionou o segmento das máquinas de café caseiras com a criação de doses em cápsulas, lança agora não só novos modelos de máquinas mas também cápsulas em cinco tamanhos diferentes e quatro variedades.

Mas já lá vamos. O que é que esta máquina faz que as outras não fazem? O Vertuo, novo sistema da Nespresso, usa uma tecnologia que combina a força centrífuga com a infusão de água e a regulação da temperatura, permitindo retirar mais do seu café, no seu aroma e corpo.

A nova gama de 33 cápsulas permite também a preparação de diferentes tamanhos de chávena, desde um expresso de 40ml até um carafe (535ml), nome pomposo para um recipiente, geralmente de vidro, para servir café ou vinho. Ou seja, quer goste daquele shot de energia logo pela manhã ou de ir bebericando até à hora de almoço, com a nova Vertuo o que não faltam são opções.

Chegaram as cápsulas portuguesas para os verdadeiros amantes de café (para beber sem açúcar)
Chegaram as cápsulas portuguesas para os verdadeiros amantes de café (para beber sem açúcar)
Ver artigo

As máquinas Vertuo têm também "um sistema de leitura inteligente de cápsulas que, através de um código de barras, reconhece a variedade de café a preparar e ajusta automaticamente os parâmetros de extração - como tempo de infusão, temperatura, quantidade de água e velocidade de rotação - para níveis precisos selecionados pelos peritos em café para cada blend", pode ler-se em comunicado.

Os preços das novas máquinas variam conforme o modelo e começam nos 149€. A Vertuo usa cápsulas específicas, que existem em quatro variedades: Espresso & Double Espresso, para cafés mais curtos; Gran Lungo & Mug, para quem gosta de uma chávena maior e cheia de café; Craft Brew para café frio e Barista creations para cappuccinos, cafés com sabores como avelã e baunilha ou caramelo.