Quando pensamos em acessórios inteligentes, é para os smartwatches que nos viramos. Estes dispositivos transformaram-se em extensões dos nossos smartphones, com notificações, chamadas e alertas a chegarem diretamente ao pulso. No entanto, para quem procura foco e simplicidade, podem ser uma fonte constante de distração. É precisamente isso que a Whoop tenta combater – e a preços competitivos, que não o levam à falência.
Minimalistas, leves e completamente livres de ecrãs. É esta a premissa das pulseiras da marca norte-americana, que oferecem uma abordagem totalmente diferente, direcionada a quem valoriza desempenho e bem-estar acima de tudo. Cristiano Ronaldo é um desses exemplos, sendo que até é investidor e embaixador da marca, que existe desde 2012 e conta com mais de 400 milhões de euros de investimentos de capital de risco, diz o "Eco".
O objetivo destes acessórios passa por servirem como uma ferramenta avançada de monitorização, eliminando funcionalidades supérfluas e ruídos visuais. Com um design super discreto, focam-se em métricas que realmente importam, como dados sono (da qualidade às tendências, passando pela criação do horário ideal), recuperação, stress, sinais vitais e o esforço físico com precisão científica, lê-se no site oficial.
Como é que isto é possível? Bem, a pulseira está repleta de sensores avançados que monitorizam tudo e mais alguma coisa, como a frequência cardíaca, variação da mesma, os níveis de oxigénio no sangue, a temperatura da pele e até o ritmo respiratório. Esses dados são processados em tempo real, que vão culminar em relatórios detalhados para otimizar o treino, o sono e respetiva recuperação.
Os dados recolhidos ficam disponíveis na aplicação, na qual os utilizadores podem consultar gráficos detalhados, tendências ao longo do tempo e até mesmo partilhá-los com profissionais de saúde ou amigos, seja para monitorizar a performance ou como motivação de equipa. A pulseira também suporta funcionalidades como equipas comunitárias para partilha de métricas e interação entre utilizadores com objetivos semelhantes.
O design personalizável permite escolher entre milhares de combinações de cores e materiais, adaptando-se ao estilo pessoal de cada utilizador – e até podem ser usados noutras partes do corpo que não o pulso. A par disto, a bateria promete ter uma duração de até cinco dias (sim, com um único carregamento) e o dispositivo é ainda à prova de água e pó, tendo garantia vitalícia.
Mas, afinal, quanto custa ter um gadget destes? Digamos que as respostas variam. Isto porque a Whoop oferece um modelo de assinatura que combina o acesso ao dispositivo Whoop 4.0 com a utilização da aplicação e os respetivos serviços avançados. Existem três planos disponíveis, que variam na duração e no custo total, permitindo flexibilidade para diferentes necessidades e orçamentos.
Há um plano de 24 meses, que habitualmente custa 444€, mas que está com desconto e se fixa nos 379€, bem como uma assinatura anual, que costuma custar 264€, mas que se encontra com uma redução de 65€. O plano familiar é o único que não está com desconto, fixando-se nos 220€ e inclui a subscrição para duas a seis pessoas. No entanto, antes de se comprometerem, os interessados poderão sempre desfrutar de um mês grátis.
O melhor de tudo? Além de ser mais discreta do que os smartwatches, o sistema de carregamento é contínuo, pelo que nunca precisará de remover a pulseira do pulso. Este sistema, especialmente útil para manter a recolha ininterrupta de dados, é possível devido a um carregador portátil amovível, que se encaixa diretamente sobre a pulseira.