É possível dizer com quase 100% de certeza que uma publicidade da aplicação de meditação católica já passou pelos feeds do Instagram ou do TikTok de quase toda a gente. “Hallow: Meditação Católica” é uma das aplicações mais populares neste momento, atingindo já quase as cinco estrelas de classificação e tendo conseguido destaque na famosa Super Bowl. Mas o que é, afinal, a Hallow?
Esta aplicação norte-americana é nada mais nada menos do que uma aplicação de meditação, mas para a comunidade católica. É possível ouvir excertos da Bíblia por áudio, orações, meditações e até ajuda a adormecer, sempre com o intuito de se “ouvir a palavra de Deus”, como explica o site. “Ouça no caminho para o trabalho, no avião, de manhã ou à noite com sessões offline descarregáveis e durações personalizadas de 1, 5, 10, 15, 30 ou 60 minutos”, escrevem.
Também é possível personalizar o próprio plano de reza, escolhendo o guia mais adequado, a duração, a música de fundo e as orações preferidas. Além disso, a aplicação deixa que os utilizadores se conectem com amigos, familiares ou comunidades, para partilharem as suas intenções e reflexões.
“A aplicação Hallow é uma tentativa de partilhar estas técnicas de oração - as mesmas que mudaram a minha vida - com o maior número de pessoas possível. Acreditamos que a oração e a meditação têm o poder de mudar o mundo. Acreditamos que, se o deixarmos, Deus santificará - ou seja, "tornará santas" - as nossas vidas”, escreve Alex Jones, diretor executivo da Hallow, no site.
Apesar de ter sido lançada em 2018, o sucesso da aplicação chegou este ano, com vários famosos a fazer parte do conteúdo, incluindo nomes como Mark Wahlberg, Jonathan Roumie e Jim Caviezel. Os últimos dois guiam os utilizadores numa meditação de 30 minutos sobre a Imitação de Cristo, todas as segundas e quartas-feiras, assim como numa oração silenciosa prolongada na quinta. Já na sexta, o palco é de Mark Wahlberg, que apresenta o programa “Motivação e Desafio do Jejum”.
Outros nomes conhecidos envolvidos incluem o padre Mike Schmitz, anfitrião dos podcasts “Bible in a Year” e “Catechism in a Year”, que grava homilias todos os domingos, juntamente com a autora e oradora motivacional Immaculée Ilibagiza, uma sobrevivente do genocídio ruandês de 1994, que conduz os ouvintes numa oração de devoto todas as terças-feiras. No Brasil, nomes como o cantor Michel Teló e o ator Juliano Cazarré também dão voz a orações.
Além disso, Hallow teve direito a estar presente na Super Bowl através de um anúncio televisionado (o primeiro de sempre), ao lado de outros grandes nomes com a Uber Eats, Apple Music ou a Oreo. A partir daí, tornou-se uma aplicação tão famosa que a publicidade protagonizada por Mark Wahlberg e Jonathan Roumie resultou no maior número de downloads na história da app religiosa. Wahlberg, ao lado de Roumie, que fez de Jesus Cristo na série “The Chosen”, conduziu uma oração religiosa, benzendo-se com água benta e aproveitando aquele momento para agradecer a Deus.
A aplicação está disponível em português tanto na App Store como na Google Store, e tem duas modalidades. É possível fazer o download gratuito e usufruir do evangelho diário e dos episódios dos podcasts do padre Mike Schmitz, para além de todas as orações e meditações disponíveis, entre muitos outros recursos, e também é possível assinar o plano da aplicação. Aqui, o custo é de 5,83€ por mês depois de 30 dias gratuitos, tendo ainda possibilidade de fazer um pagamento anual (69,99€) ou escolher pagar apenas três meses (3,99€).