Quem nunca passou pelo pânico de navegar pelo Facebook depois de um episódio de "A Guerra dos Tronos" acabado de estrear? O mesmo de que toda a gente está a falar por esta internet fora, mas que só vai conseguir ver dias mais tarde. Entre tapar os olhos a cada publicação que apareça, a deslizar muito depressa na página para evitar possíveis discussões de utilizadores sobre a série, tudo é válido para se proteger.
É tão difícil fugir a esta cultura do spoiler que não é garantido que não sejam os seus próprios amigos a contar-lhe que uma determinada personagem morreu, ou que a série levou um outro rumo totalmente diferente. É a pensar nisso que o Facebook está a implementar uma nova funcionalidade em toda a rede social que permite silenciar determinadas palavras-chave.
Chama-se "Keyword Snooze" e permite que os utilizadores definam uma série de palavras a serem totalmente silenciadas, e excluídas, do seu mural. Pode suspirar de alívio: estar no Facebook após uma estreia vai ser menos doloroso, tenso e provavelmente até lhe vai salvar muitas amizades.
Esta restrição de palavras é aplicada a todas as páginas, grupos, publicações e comentários. O bloqueio dura 30 dias o que não implica que esse prazo não possa ser alargado consoante a necessidade. A única exceção são os anúncios de publicidade que não podem ser bloqueados com esta nova ferramenta.
Segundo a revista "Entertainment Weekly", esta nova funcionalidade começou agora a ser introduzida a um número muito reduzido de utilizadores como forma de teste. Espera-se, porém, que nas próximas semanas comece a fazer parte das opções de milhões de pessoas que usam diariamente o Facebook para comunicar com amigos e família.
Assim que disponível, esta opção vai estar localizada na barra lateral, debaixo de "Feed de Notícias" e junto às opções "Histórias Principais" e "Mais Recentes".
Ao escolher a opção "Snooze" (ou "Silenciar") sobre uma determinada publicação, o Facebook vai disponibilizar uma listagem de palavras possíveis para silenciar de maneira a que não apareçam em comentários ou publicações futuras.
O método de utilização não podia ser mais simples. Basta escolher, ou escrever, algumas das palavras que não quer ver nos próximos dias. "A Guerra dos Tronos", "Game of Thrones" ou "Novo episódio" são alguns dos exemplos possíveis, mas é válido para outras séries, filmes ou eventos desportivos.
Só esperamos que esta novidade chegue de forma alargada a tempo de 2019, altura em que estreia a última temporada de "A Guerra dos Tronos", que promete deixar a internet e os fãs em alvoroço.