Se criasse uma conta de Facebook no início de agosto, a empresa prometia um serviço sempre gratuito através de um slogan que entretanto já foi alterado. "É gratuito e vai sempre ser" foi substituído pela frase "É rápido e fácil". Esta mudança significa que a gigante tecnológica de Mark Zuckerberg vai começar a cobrar dinheiro aos utilizadores através de uma subscrição? Talvez não, mas isso não quer dizer que quem usa a rede social já não esteja a pagar de outra forma.

A mudança de slogan foi inicialmente descoberta pela revista "Business Insider". Usando o serviço Archive, que serve como uma máquina do tempo para que se possa ver como eram as páginas web no passado, é possível ver que a mensagem junto ao botão de registar foi mudada a 7 de agosto.

Desde então que deixou de haver qualquer menção no site do Facebook à gratuitidade da plataforma. A mudança na forma como a rede social é apresentada vai ao encontro daquilo que os mais recentes escândalos de privacidade pareceram confirmar: que a informação dos utilizadores registados é valiosa e serve como moeda de troca entre a empresa e as agências de publicidade.

Ainda à mesma publicação, José Antonio Castillo, advogado e especialista em lei digital, explica que a mudança na comunicação pode ter que ver com uma nova diretiva aprovada pelo Parlamento Europeu em maio — que reconhece que a partilha de informação é também uma forma de pagamento.

Mas o especialista vai ainda mais longe e não tem dúvidas de que o Facebook, apesar de dizer o contrário, nunca foi uma plataforma gratuita.

Entrevistámos um polícia do Facebook em Portugal que impediu coisas horríveis na rede social
Entrevistámos um polícia do Facebook em Portugal que impediu coisas horríveis na rede social
Ver artigo

"O Facebook não é grátis e nunca foi. A moeda que a rede social usa para negociar sempre foi e vai continuar a ser a informação pessoal e privada dos seus utilizadores. E nunca foi grátis porque essa informação vale muito dinheiro", conclui.

Na página referente aos termos e condições da plataforma, o Facebook garante que "não é capaz de garantir que a plataforma vá ser sempre gratuita."

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.