Toda a gente sabe que pode atribuir uma nota a um motorista da Uber — básico mais básico não há. Mas sabia que os passageiros também são avaliados? Pode ser um tema engraçado para o próximo jantar entre amigos, descobrir quem tem as notas mais altas — e mais baixas, claro.

Na Cabify dá para escolher de antemão a rádio que vai querer ouvir, assim como se quer o ar condicionado ligado ou desligado. Tudo antes de entrar no carro. Já na Taxify pode partilhar o seu calendário — o motorista fica logo informado das horas da reunião, por exemplo, e para aonde vai.

Uber

Pode dar gorjeta aos motoristas

Além de atribuir cinco estrelas àquele motorista simpático, também já pode deixar-lhe uma gorjeta. A funcionalidade é nova, opcional, claro, e simples de usar: no final de cada viagem, na área de avaliação dos motoristas, há três opções de gorjeta (0,50€; 1€; ou 2€).

Falar pelo chat

Não precisa de ligar ao motorista se precisar de lhe dizer qualquer coisa antes de a viagem começar — só funciona nesse momento. A Uber tem um chat que pode ser aberto através da aplicação. Para iniciar uma conversa, basta selecionar a opção "Contactar".

Múltiplos destinos

Pode adicionar até três paragens antes de chegar ao destino final. Desta forma, enquanto viaja de Uber pode ir recolhendo outros utilizadores ao longo do percurso. Como? Abra a aplicação, toque na caixa "para onde?" e de seguida no sinal "+" no lado direito da caixa. Clique em "adicionar uma paragem" para escolher o primeiro destino, depois novamente em "adicionar uma paragem" para colocar a segunda e terceira paragem.

Os utilizadores também têm uma nota

Os motoristas também podem classificar os passageiros. Basta clicar no canto superior esquerdo da aplicação e, abaixo do nome, aparece automaticamente a classificação do utilizador.

Partilhe a viagem em tempo real

Após ter escolhido o destino e saber o motorista e carro que o vai buscar, aparece a opção de partilhar o estado com os seus contactos.

Cabify

Escolha de antemão a rádio que vai querer ouvir

Também pode escolher se quer o ar condicionado ligado ou desligado. Basta clicar no perfil (canto superior esquerdo), escolher a opção "a minha conta" e depois carregar em "as minhas preferências".

Partilhe a viagem em tempo real

Basta clicar no botão "partilhar" que surge no ecrã após o pedido de viagem.

Pode pagar com cartão

Desde o final de março que os passageiros podem escolher pagar com cartão a bordo do veículo. Basta que escolham, em "métodos de pagamento", a opção TPA.

Taxify

Autorizar o acesso ao calendário

Esta funcionalidade permite que quando o passageiro tem um evento ou uma reunião, a Taxify já sabe para onde vai àquela hora e sugere um destino. Esta opção está disponível para todos os iPhones e nos Androids com o sistema mais atual. A Taxify já está a trabalhar para disponibilizar em todos os restantes Androids. Para aceder a esta opção tem de ir ao perfil de utilizador. A opção aparece perto do final da página.

Reclamar de uma viagem específica

No histórico das viagens o utilizador pode apresentar uma reclamação numa viagem em particular.

Partilhar códigos promocionais

Basta clicar nos ícones para partilhar por mensagem, WhatsApp, Facebook ou email um código promocional.