É véspera de Natal e cai tanta neve em Lisboa que os voos são desviados para o Aeroporto de Beja, obrigando os passageiros a improvisar um ambiente festivo nesse local. É neste cenário que se desenvolve a história d'"A Consoada", o filme de Natal da TVI que chega aos ecrãs no dia 25 de dezembro.

A MAGG falou com o elenco — rostos bem conhecidos dos telespectadores — e dá-lhe a conhecer o enredo. Kelly Bailey, Joaquim Horta, Mikaela Lupu, Teresa Tavares, Rui Mendes, Rodrigo Tomás, Fernando Pires e Luís Gaspar integram a produção.

A planear o jantar de Natal? 5 menus de grupo a partir de 15€
A planear o jantar de Natal? 5 menus de grupo a partir de 15€
Ver artigo

"Desagradável e desconfortável, com frio, num sítio que é impessoal" foi como Joaquim Horta caraterizou a noite d'"A Consoada". "Cada um traz a sua história, o seu passado e vão, de alguma forma, encontrando-se uns aos outros e arranjam maneira de fazer desta noite uma noite de Natal diferente — mas tentam que seja o mais normal possível", explicou à imprensa.

No filme, interpreta "uma personagem muito curta": um pai que faz os possíveis para que proporcionar alegria à filha, ainda criança. "Tenta que o Natal, para ela, não seja péssimo e também vai tentar resolver algumas situações do aeroporto, nomeadamente o ar condicionado que não está a funcionar como deve ser."

a consoada filme natal tvi
Joaquim Horta créditos: TVI

Sem entrar em pormenores, Kelly Bailey acrescentou que as personagens se vão "confrontar com os seus problemas" e "cada um se vai debater com as suas coisas". "Fica a ideia que, se calhar, foi o Pai Natal que fez isto tudo para que nós todos passássemos por isto".

A jovem dá vida a Luísa, uma jovem "sonhadora", com um papel de destaque na história. Falamos de uma influencer, estudante em Paris, que, na noite de Natal, começa a questionar se a decisão de ter ido para o estrangeiro terá sido acertada.

"Às vezes, quando decidimos ir para o mundo, temos que deixar coisas para trás. (...) No meu caso, sou confrontada com o facto de a minha avó já ter 95 anos e não estar a passar o Natal com ela", contou a namorada de Lourenço Ortigão aos jornalistas, assegurando que não se identifica com Luísa.

Kelly tem 23 anos e acredita que a sua personagem é representativa da faixa etária mais jovem. Sublinhando o "lado meio mágico" que procurou incluir na interpretação, revelou que "é um bocadinho o 'sininho'" do filme e explicou porquê: "[Luísa] É muito despachada, é literalmente aquilo que eu acho que é um bocadinho a minha geração que é 'tem que ser tudo para agora, já, a correr'. (...) Eu não tenho tanto isso, mas acho que é uma coisa que existe, portanto, estou a tentar torná-la o mais real possível nesse sentido".

a consoada filme natal tvi
Kelly Bailey é Luísa créditos: TVI

Fiel ao trabalho de influencer, Luísa tem a preocupação de "filmar tudo", "fazer lives" e "documentar" a situação caricata. Numa perspetiva de reflexão, Kelly desvendou, ainda, outros pormenores: "Toda a gente está a lutar por batalhas na vida, toda a gente tem dores, toda a gente está mal e também podemos usar as redes sociais para isso. (...) Toda a gente posta uma vida bonita, toda gente finge que é invencível e ela [Luísa] acaba por ter ali [na história] um momento em que se confronta isso".

Como já deu para perceber, n'"A Consoada" juntam-se diversas histórias de vida, personalidades... mas também se reencontram (ex)amores. Para Fernando Pires, o projeto da TVI "é o típico filme de Natal", que "vai cativar pela sua simplicidade". "As personagens são simples, não há ninguém que mata ninguém", brincou, em declarações à imprensa. "É uma história bonita de amor".

O ator dá vida a Fred, um artista de rua que vive em Beja. Preparava-se para ir buscar a namorada ao aeroporto, quando esta lhe "deu com os pés". Depara-se, então, com a ex-namorada, Ana, interpretada por Mikaela Lupu, "por quem teve uma grande paixão, que não ficou nada bem resolvida".

a consoada filme natal tvi
Fernando Pires e Mikaela Lupu créditos: TVI

Ana, que vive e trabalha em Londres, estava em Portugal para o seu casamento e para passar o Natal com a família. No entanto, por causa do desvio dos voos para o aeroporto alentejano, "dá de caras com o ex" e há uma reviravolta na história.

Quem o revela é a própria Mikaela Lupu que, entre risos, diz que Ana e Fred decidem "lavar roupa suja", com a ressalva de que "não era suposto". "O facto de terem que estar aqui [no aeroporto de Beja] não sei quantas horas presos faz com que a paixão reacenda um bocadinho", esclarece.

A atriz acrescentou se identifica com o lado "certinho" e "muito organizado" da personagem.

Em relação à personagem de Rodrigo Tomás, o ator não fez grandes confidências, mas mencionou um pormenor "exigente" e "assustador", aquando da preparação do papel: Tiago é "estudante de Ciências Atmosféricas" no Brasil e, portanto, fala com um sotaque meio português, meio brasileiro. "Volta, agora, para passar o Natal com a família e vê-se metido nesta empreitada. Depois, apaixona-se no aeroporto e esforça-se para tornar o Natal um bocado mais feliz para as pessoas", revelou.

a consoada filme natal tvi
Rodrigo Tomás créditos: TVI

As gravações duraram três semanas, a um ritmo que Joaquim Horta descreveu como "louco". Para Mikaela Lupu, foi "duro por causa das noites", dado que, segundo a própria, as gravações, terminavam por volta das 4 horas e meia da manhã, o que fazia com que passassem "o dia com os horários trocados" e chegassem "zombies" às gravações.

Kelly Bailey sublinhou que, por ser um projeto de curta duração, permitiu "construir" o "princípio, meio e fim" das personagens — o que não acontece em novelas, dado que, habitualmente, os atores não conhecem o desfecho da história quando começam a dar vida aos papéis.

"A Consoada" é a novidade da TVI na grelha televisiva da quadra natalícia e tem estreia marcada para o dia 25 de dezembro.

Percorra a galeria e veja as imagens do telefilme