Na tarde desta segunda-feira, 12 de agosto, durante o diário do "Dilema", Alice Alves revelou que, à noite, Manuel Luís Goucha iria apresentar a emissão especial e que, além das nomeações, também um concorrente iria desistir do reality show. Entretanto, já se sabe quem é: Diogo Marcelino.
Diogo Marcelino diz que já não se sente feliz na casa. Depois da última semana, pautada por inúmeros conflitos em que o seu nome veio à baila – e que fizeram com que quisesse desistir há pouco mais de uma semana –, o concorrente afirmou não estar a conseguir dar a volta para se manter no reality show. Os colegas reagiram de forma emotiva, assim como Diogo Marcelino, que estava visivelmente abalado.
Esta é a segunda vez que o concorrente desistiu, embora tenha voltado atrás na decisão na primeira vez. Tudo aconteceu na gala de domingo, 4 de agosto, quando Diogo Marcelino ouviu os gritos da mãe em estúdio. "O jogo cá fora está a ser muito sujo para ele. Sai, Diogo, sai daí para fora. Chamaram-te asqueroso e manipulador. Não, Diogo. Tens a tua casa e a tua vida", disse a mãe, falando diretamente para o filho depois de Manuel Luís Goucha ter arranjado um microfone. e decidiu abandonar o programa.
No seguimento desta interação, Diogo Marcelino não hesitou e decidiu abandonar o programa, dirigindo-se para o estúdio na mesma noite. Aquando da chegada do concorrente perto do apresentador e dos comentadores, Manuel Luís Goucha confessou que percebia a decisão do mesmo, visto que foi algo “pensado com o coração” depois de ouvir as vozes da família.
Depois de se defender e de repor o seu bom nome, foi dada a Diogo Marcelino a hipótese de voltar a entrar na casa, visto que o contacto com o exterior tinha sido limitado – e uma vez que, de acordo com a produção, as regras deste reality show permitem-no. O jogador decidiu voltar, mas parece que, esta segunda-feira, 12 de agosto, decidiu voltar a desistir.