O Festival da Canção 2022 vai apurar o representante de Portugal na Eurovisão, que acontece em maio em Turim, Itália. As 20 candidatas a suceder a "Love is on My Side", dos The Black Mamba, foram apresentadas esta sexta-feira, 21 de janeiro e, no seu conjunto, distanciam-se dos coletivos de anos anteriores.

Há músicas mais mexidas, mais ritmo, mais alegria, também alguma ironia, uma diferença notória das edições dos últimos anos, em que as baladas dominavam as semifinais. A RTP, estação organizadora do Festival da Canção, decidiu mudar o calendário dos espectáculos televisivos, concentrando a edição deste ano numa só semana, que coincide com o 65.º aniversário da estação pública de televisão (7 de março).

Festival da Canção 2022. Agir regressa, Aurea e FF estreiam-se no certame
Festival da Canção 2022. Agir regressa, Aurea e FF estreiam-se no certame
Ver artigo

A primeira semifinal, marcada para sábado, 5 de março, vai ser apresentada por Sónia Araújo e Jorge Gabriel. A segunda semifinal, na terça-feira, 7 de março, é conduzida por José Carlos Malato e Tânia Ribas de Oliveira. A final, a 12 de março, sábado, conta com a apresentação de Filomena Cautela e Vasco Palmeirim. Mantendo a tradição, Inês Lopes Gonçalves será a repórter da "green room" nos três espetáculos, emitidos em direto nas plataformas RTP.

No lote de 20 candidatos, entre cantores e compositores, há nomes que já conquistaram o grande público como Aurea, Agir, FF, Os Azeitonas, SYRO e Fábia Rebordão. Há ilustres desconhecidos como os Pepperoni Passion, TheMisterDriver e ainda uma voz que todos os portugueses ouviram durante a época natalícia: Carolina Milhanas, a intérprete escolhida por Agir e voz da canção de Natal da cadeia de supermercados Pingo Doce.

Fique a conhecer as 20 canções candidatas à vitória do Festival da Canção 2022.

Primeira semifinal

Aurea - "Why?"

Fado Bicha - "Povo Pequenino"

FF - "Como é Bom Esperar Alguém"

Diana Castro - "Ginger Ale"

Kumpania Algazarra - "A Minha Praia"

Maro - "Saudade, Saudade"

Norton - "Hope"

TheMisterDriver - "Calisun"

Os 4 e Meia - "Amanhã"

Valas & Os Astronautas - "Odisseia"

Segunda semifinal

Milhanas - "Corpo de Mulher"

Blacci - "Mar no Fim"

Cubita - "Uma Mensagem Tua"

Pongo e Tristany - "Dégrá.dê"

Jonas - "Pontas Soltas"

Os Azeitonas - "Solta a Voz e Canta"

Inês Homem de Melo - "Fome de Viagem"

Pepperoni Passion - "Código 30"

O Vampiro Submarino - "Ao Lado de Mim"

SYRO - "Ainda Nos Temos"

De cada semifinal serão apurados cinco finalistas, que vão disputar um lugar na 66.ª edição do Festival Eurovisão da Canção, marcado para 10, 12 e 14 de maio em Turim, Itália. Os Måneskin foram os vencedores da edição 2021, com o tema "Zitti e Buoni".

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.