O novo episódio do reality-show da TVI "A Ex-Periência", que foi para o ar este domingo, 29 de janeiro, trouxe uma reviravolta: Vanessa e Diogo despediram-se do retiro. A revelação foi feita por Susana Dias Ramos, uma das terapeutas do formato, que acredita que este é o "casal que mais evoluiu", pelo que foram incentivados a "ir experimentar a vida real". Mas as mudanças não se ficaram por aqui: há uma nova (ex) dupla romântica a substituir a anterior.

O ex-casal apresentado foi Helena Caldas e Ricardo Guerreiro. Vêm de Loures, Lisboa, e ambos têm de 50 anos, tendo já sido casados duas vezes, conforme explicaram. Conhecem-se desde a infância, mas tiveram outros relacionamentos pelo meio, que deram frutos (e não foram poucos). Helena teve três filhos com o primeiro companheiro e Ricardo teve dois – e, no meio de tantos miúdos, por acaso não têm nenhum em comum.

"Houve ali uma parte da vida em que nos afastámos um bocado", revelou Helena, acrescentando que o cenário mudou de figura quando ambos começaram a trabalhar no mesmo local. A mulher já era divorciada e a relação de Ricardo também já tinha visto melhores dias, pelo que conseguiu colocar-lhe um ponto final. Foi por isso que ambos, já livres dos outros relacionamentos, voltaram a aproximar-se e até começaram a viver juntos.

Depois de 4 meses debaixo do mesmo teto, Ricardo decidiu pedir Helena em casamento. "O primeiro casamento até foi calmo", explicou a concorrente, acrescentando que, com o passar do tempo, houve algumas mudanças que fizeram transbordar o copo – e ditaram o fim daquela história de amor. As causas incidiam, essencialmente, em duas coisas: o facto de o homem estar a "perder as qualidades" de que Helena gostava, como a iniciativa de passarem tempo juntos, e umas mensagens suspeitas que viu no telemóvel do companheiro.

"Foram umas mensagens parvas que eu troquei com uma colega de trabalho e que foram para além do dito normal", confessou Ricardo, frisando que o conteúdo das mesmas "foi muito grave". Depois disso, o divórcio decorreu rapidamente, já que ambos aceitaram o destino que lhes estava fadado. "A gente não pode estar a querer amarrar a outra pessoa. Se a pessoa não se sente bem, vamos à [nossa] vida", afirmou o concorrente.

No entanto, nos oito meses que se seguiram à separação, o casal manteve contacto. "Continuámos a falar. Depois, achávamos que não conseguíamos ficar longe um do outro. O Ricardo voltou para casa e voltou a haver um segundo casamento", explicou Helena. Mas, como se costuma dizer, "o que nasce torto tarde ou nunca se endireita" – e a relação voltou às ruas da amargura.

Pelo facto de Ricardo ter dois empregos, um como fiscal e outro como motorista TVDE, isso faz com que não consiga passar muito tempo em casa, o que voltou a deixar Helena melindrada. Foi por isso que, antes de entrarem no programa, a concorrente decidiu dar início aos processos de (mais um) divórcio. E Ricardo aceitou a decisão sem qualquer hesitação. "Dá-me cá a caneta que eu assino já. E assinei", frisou.

Casais explosivos, lavagem de roupa suja e uma Sílvia que parte o coração. Como foi a estreia de "A Ex-Periência"
Casais explosivos, lavagem de roupa suja e uma Sílvia que parte o coração. Como foi a estreia de "A Ex-Periência"
Ver artigo

Independentemente de o processo estar a decorrer, continuam a viver na mesma casa. Mas decidiram concorrer à "A Ex-Periência" para tentarem voltar a reacender a chama, sendo que estão dispostos a darem uma última oportunidade ao relacionamento. "Por muito que eu ame a Helena, esta será a última oportunidade", concluiu Ricardo.

Estes concorrentes juntam-se, assim, aos restantes ex-casais que vieram tentar salvar as suas respetivas relações. O programa, que estreou a 1 de janeiro, conta com a participação de Sílvia Neves e Paulo Silva, Ana Sofia e João Machado, Lucas Secco e Michelle Ferreira, José Canoeiro e Sofia Botelho.