2024 está mesmo aí à porta e com o novo ano vêm novas séries e filmes disponíveis nas plataformas de streaming para fazer o famoso binge-watching. Desde filmes que estiveram no cinema até novas produções internacionais fresquinhas, o que não faltam são conteúdos para todos os gostos e feitios aproveitarem no primeiro mês do ano, com direito a novidades em todas as plataformas mais conhecidas no País.

Além disso, também novas séries portuguesas fazem parte do catálogo, como é o caso da segunda temporada de "Morangos Com Açúcar" (a estrear no dia 1 de janeiro) e a quinta temporada de "O Clube" (5 de janeiro), ambas disponíveis na Prime Video.

"Berlim". 5 coisas que adorámos no spin off de "La Casa de Papel" (e 3 que podiam ser melhores)
"Berlim". 5 coisas que adorámos no spin off de "La Casa de Papel" (e 3 que podiam ser melhores)
Ver artigo

No entanto, também novas séries nacionais vão estar disponíveis nas plataformas. "Matilha" é o spin-off da série "Sul", transmitida na RTP em 2019, que conta com Afonso Pimentel e Margarida Vila-Nova no elenco principal, e que faz parte do catálogo da Prime Video, enquanto que a HBO Max vai trazer "A Sibila", um filme adaptado do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, que retrata a vida no interior norte de Portugal em meados do século XX.

Além disso, também nomeados e vencedores de prémios de renome fazem parte das novidades do streaming de janeiro, com "A Sociedade da Neve",  nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, a estrear na Netflix, e "Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo", grande vencedor dos Óscares 2023, a fazer parte do catálogo da Prime Video.

Com tantas novidades quase a chegar, a MAGG reuniu 12 destaques das plataformas de streaming do mês de janeiro, para que os entusiastas comecem 2024 com o pé direito no que toca à 7.ª arte.

Netflix

"A Sociedade da Neve" (4 de janeiro)

Nomeado para o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro nos EUA, o filme “A Sociedade da Neve” é inspirado numa história real e baseado no livro homónimo de Pablo Vierci, onde ficamos a conhecer a história do voo 571 da Força Aérea Uruguaia, que transportava uma equipa de râguebi para o Chile em 1972 quando se despenhou num glaciar no coração dos Andes. Apenas 29 dos 45 passageiros sobreviveram, vendo-se então presos num dos mais agrestes e inacessíveis ambientes do mundo, forçados a recorrer a medidas extremas para se manterem vivos. Com Enzo Vogrincic no papel principal. A história também já tinha sido contada no filme "Alive: estamos vivos", lançado há 30 anos.

"The Trust" (10 de janeiro)

Um grupo de onze estranhos recebe 250 mil dólares para dividir igualmente por todos, mas a ganância é a personagem principal desta nova série. “The Trust” é o derradeiro teste à natureza humana, com a desconfiança a ameaçar destruir a mais forte das relações. A diferença de outros reality shows é que, aqui, os concorrentes não precisam de ser os últimos a receber o preço em dinheiro, pois todos começam como vencedores e todos podem sair com o mesmo estatuto, se optarem por partilhar. Ninguém precisa ser eliminado e ninguém precisa de perder, apenas basta manter-se fiel ao grupo.

"Griselda" (25 de janeiro)

“Griselda” é uma série inspirada na vida da astuta e ambiciosa empresária colombiana Griselda Blanco (interpretada por Sofia Vergara), uma poderosa chefe do narcotráfico que criou um dos mais lucrativos cartéis da história, conhecida pelas suas atitudes violentas e impiedosas. Na Miami dos anos 70 e 80, a mistura letal de charme e brutalidade de Blanco ajudou-a a equilibrar a sua vida pessoal com a gestão do negócio, e conferiu-lhe a alcunha de “a Madrinha”. Blanco foi também responsável por mais de duzentas mortes enquanto comandava as operações de transporte de drogas entre a Colômbia e Miami, tornando-se na primeira mulher criminosa a ficar multi milionária.

Prime Video

"Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo" (1 de janeiro)

“Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo” conta a história de uma imigrante chinesa, Evelyn Wang (Michelle Yeoh), que vê o seu negócio à beira do fracasso e o seu casamento com o marido em ruínas, tentando lutar para lidar com tudo, incluindo com o mau relacionamento com o seu pai e com a sua filha (Stephanie Hsu). Além disso, como se não bastasse enfrentar crises pessoais, Evelyn precisa de se preparar para uma reunião desagradável com Deirdre (Jamie Lee Curtis). No entanto, à medida que Evelyn perde a paciência, uma inexplicável fenda no multiverso começa a abrir-se, tornando-se numa possibilidade para a exploração reveladora de realidades paralelas. O filme, lançado em 2022, foi o grande vencedor dos Óscares deste ano, tendo ganhado sete estatuetas.

"Roleplay" (12 de janeiro)

Este filme de suspense e ação segue as aventuras de Emma (Kaley Cuoco), uma mulher que aparentemente está a viver uma vida perfeita ao lado do seu amoroso marido, David (David Oyelowo), e dos seus dois filhos, nos subúrbios de Nova Jersey, EUA. No entanto, quando o casal decide apimentar a sua vida amorosa ao fazer uma pequena encenação, as coisas começam a dar errado quando David descobre que a sua mulher leva uma vida secreta como assassina. “Roleplay” acompanhará, assim, a evolução do relacionamento de Emma e do seu marido, enquanto eles tentam fazer de tudo para manter a sua família segura.

"Matilha" (15 de janeiro)

O spin-off de “Sul”, a série policial noir que estreou na RTP em 2019, está prestes a chegar ao streaming. “Matilha”, que chegou a ter estreia prevista para 2021, acompanha a história do personagem principal com o mesmo nome, interpretado por Afonso Pimentel, que, depois de se separar de Mafalda (Margarida Vila-Nova), começa a seguir um caminho de redenção, tentando manter o seu namoro e deixar a vida de marginal para trás. No entanto, esta tentativa de reabilitação não corre como o esperado e tudo começa a correr mal.

"O Guarda Costas e a Mulher do Assassino" (25 de janeiro)

Para o segundo filme de “O Guarda Costas e o Assassino”, que saiu em 2017, o par mais improvável do mundo, o guarda-costas Michael Bryce (Ryan Reynolds) e o assassino profissional Darius Kincaid (Samuel L. Jackson), está de volta para mais uma missão. Ainda sem licença profissional, Bryce vê-se obrigado a interromper as suas férias e regressar à ação quando se cruza com a vigarista internacional Sonia Kincaid (Salma Hayek), mulher de Darius. Enquanto Bryce é levado à loucura pelos seus clientes mais perigosos, o trio envolve-se numa situação complicada e percebe rapidamente que é a única solução para salvar a Europa do caos total. 

Disney +

“Echo” (10 de janeiro)

“Echo”, da Marvel Studios, conta a história de Maya Lopez (Alaqua Cox), uma nativa americana surda e antiga líder de um gangue que trabalhava para Fisk (Vincent D'Onofrio), que os espectadores ficaram a conhecer depois da sua aparição em “Hawkeye”. Na série, o seu comportamento cruel em Nova Iorque irá levar consequências para a sua terra natal, e Maya vai ser caçada pelo seu ex-patrão até se reconciliar com o seu passado. Se pretender seguir em frente, terá de enfrentar as suas vivências, reencontrar as suas raízes indígenas e abraçar o significado da família e da comunidade.

"Cristóbal Balenciaga”(19 de janeiro)

Esta nova minissérie original recria a vida e o legado do criador espanhol da casa de alta-costura com o seu apelido, pretendendo explorar as origens e as inspirações do designer, captando, em grande parte, os momentos mais eufóricos da sua carreira. A busca pela verdadeira identidade de Balenciaga (interpretado por Alberto San Juan) e a ultrapassagem de obstáculos e adversidades vão ser o foco da série, com alguns momentos mais delicados (como a solidão de um designer e a perda dos pais e do companheiro) a fazerem parte do enredo. Retratado como um “homem enigmático e extraordinariamente talentoso”, Balenciaga conseguiu desafiar “as convenções sociais da altura” e revolucionar o mundo da moda.

SkyShowtime

"The Curse" (5 de janeiro)

O enredo de “The Curse” centra-se em Whitney (Emma Stone) e Asher Siegel (Nathan Fielder), um casal recém-casado que luta por levar a sua visão de habitação ecológica à pequena comunidade de Española, no Novo México. No entanto, os seus esforços ganham novas proporções quando um excêntrico produtor de reality shows, Dougie (Ben Safdie) vê uma oportunidade na sua história. À medida que a série evolui, e enquanto lutam para manter a sua relação, o casal é apanhado numa misteriosa teia de ética e moral duvidosas, ao mesmo tempo que abordam temas como a gentrificação, o casamento, os programas de renovação de casas e o sexo.

HBO Max

"A Sibila" (12 de janeiro)

Depois de ter passado nos cinemas portugueses em outubro deste ano, o filme protagonizado por Maria João Pinho, no papel da Sibila, uma mulher a quem os antigos atribuíram o dom da profecia e o conhecimento do futuro, chega agora ao streaming. Adaptado do romance homónimo de Agustina Bessa-Luís, "A Sibila" retrata "a relação entre uma jovem escritora e a sua tia, personagens vibrantes inspiradas em figuras reais, a viver no interior norte de Portugal em meados do século XX", como se lê na sinopse. Do elenco principal fazem parte nomes como Joana Ribeiro, Madalena Aragão, Sandra Faleiro, Raimundo Cosme e Ana Padrão.

"On The Roam" (18 de janeiro)

"On The Roam" é uma série documental cinematográfica com oito episódios que segue o ator havaiano Jason Momoa enquanto este viaja à procura de arte, aventura e amizade, conhecendo vários artistas que o emocionam e que trilham o seu próprio caminho. A nova série é uma busca sem fim para descobrir pessoas e lugares extraordinários, desde artesãos a fabricantes de motocicletas, de músicos a atletas, onde o ator explora não só as suas habilidades únicas, como também as formas mais profundas de ver o mundo. Aqui, Jason Momoa pretende encontrar a sua própria inspiração pessoal, através da exploração e da imersão nas paixões de outras pessoas.