António Costa deixou de ser primeiro-ministro há menos de um mês mais já tem bem delineados os planos para o futuro próximo. Como avançou Luís Marques Mendes no "Jornal da Noite" deste domingo, 14 de abril, o ex-líder do executivo vai ser comentador do novo canal do grupo Medialivre. "Ele vai ser mesmo comentador num canal de televisão que ainda não existe", avançou Marques Mendes. O "Correio da Manhã" também noticia esta nova contratação, embora sem confirmação oficial da empresa.
O comentador da SIC refere-se ao Canal 9, que já foi registado pela empresa Medialivre, detentora de títulos como a CMTV, "Correio da Manhã", "Sábado", "TV Guia", "Flash", "Record" ou "Jornal de Negócios". De acordo com notícia avançada pelo ECO, em março passado, este novo canal do grupo será apenas de notícias, à semelhança da SIC Notícias e CNN Portugal, e irá concorrer diretamente com os rivais dos grupos Impresa e Media Capital.
António Costa, que, mesmo antes de cessar funções, já voltou à universidade, estando a frequentar uma pós-graduação em Contencioso Contratual, Mediação e Arbitragem, na Faculdade de Direito da Universidade Católica, é apontado como um possível candidato do PS nas próximas eleições europeias (que se realizam a 9 de junho), embora o envolvimento do seu nome da Operação Influencer, que conduziu à sua demissão e consequente queda do governo, possa ser um entrave.