Bernardo Sousa desistiu do "Dança com as Estrelas". O piloto de rallys decidiu abandonar a competição durante a emissão deste sábado, 17 de fevereiro, do programa da TVI, depois de semanas marcadas de polémicas e revolta nas redes sociais contra a sua permanência no formato.
Depois da VT habitual da apresentação da semana, e ainda antes de atuar, Cristina Ferreira surgiu em palco e passou a palavra a Bernardo Sousa, que explicou as razões que o levaram a deixar o programa.
"O programa para mim termina hoje. Sinto que está na hora, por mim, pelos meus colegas e, acima de tudo, pelo desportivismo, carinho e amizade que nós temos todos ali em cima", disse o piloto, ainda antes de pedir desculpas pela sua decisão, palavras que dirigiu à bailarina que o acompanhou na competição, Daniela.
"Sabia das minhas limitações quando comecei, mas evoluí, saí da minha zona de conforto", continuou, perante o olhar surpreso e emocionado dos restantes colegas. "Que sirva de exemplo para vocês não desistirem daquilo que gostam e daquilo que querem fazer", disse, emocionado.
Depois de receber uma ovação de praticamente todo o estúdio, foi a vez de Cristina Ferreira se manifestar sobre todas as polémicas que envolveram o vencedor do "Big Brother Famosos".
"Ao longo destas sete semanas, nunca me manifestei em relação a tudo o que foi dito e escrito sobre a participação do Bernardo neste programa. O Bernardo foi convidado para este programa como todos os outros foram convidados. O Bernardo esteve desde o início em pé de igualdade com todos os participantes, menos numa coisa: era, de facto, o que tinha menos experiência, mais timidez, e esteve aqui desde o primeiro minuto a tentar superar-se", disse a apresentadora.
"As regras eram claras: os votos eram dependentes do que acontecia aqui, dos votos dados pelos jurados, e também do público. Semana após semana, foi por causa do somatório desses votos que o Bernardo e a Daniela foram continuando neste programa", salientou Cristina Ferreira, antes de tecer palavras mais duras sobre todo o ódio nas redes sociais dirigido ao concorrente.
"Aquilo que foi sendo dito sobre o Bernardo, a mim, envergonha-me (...) aquilo que todos nós devemos ter para com o outro é empatia", disse ainda, deixando claro que "qualquer pessoa que se manifestou contra continuidade do Bernardo podia votar noutros participantes, para o Bernardo sair".
"Semana após semana, a única coisa que fizeram foi tirar brilho a uma pessoa que só estava aqui a tentar ser cada vez melhor", lamentou Cristina Ferreira.
Após este momento, Bernardo e Daniela dançaram pela última vez no palco do "Dança com as Estrelas". O par dançou uma valsa ao som do tema "O Melhor de Mim", da fadista Mariza, a canção que marcou o romance de Bernardo e Bruna Gomes, sendo esta atuação dedicada à noiva do piloto de rallys.