A nova edição do "Big Brother" estreou este domingo, 12 de setembro, conduzida por Cláudio Ramos e Manuel Luís Goucha. Durante a primeira gala, ficámos a conhecer as novas instalações e os vinte concorrentes que vão viver esta experiência inédita e lutar pelo prémio final de 100 mil euros.

Ao longo do programa de estreia, foram exibidos vídeos de apresentação dos novos moradores da casa mais vigiada do País: com idades compreendidas entre os 22 (Aurora) e os 50 anos (Conceição), há perfis muito diferentes e personalidades vincadas. Conheça todos os participantes.

Ana Barbosa, 42 anos

Ana foi a primeira concorrente a ser apresentada, tem 42 anos e vem da Suíça. Trabalha como District Manager e tem uma filha, Pilar, que acabou por ser o motivo pelo qual conseguiu encontrar força e equilíbrio numa das piores fases da sua vida. Travou uma luta contra o cancro do útero e que diz ter superado com o apoio incondicional do marido.

Dentro da casa mais vigiada do País, promete não ter papas na língua, lutar para ser líder e ainda pôr todos os concorrentes a "andar na linha".

Ana Barbosa
créditos: divulgação

João Ligeiro, 26 anos

O segundo concorrente, João Ligeiro, tem 26 anos e vem de Benavente. É serralheiro, mas tem o grande sonho de trabalhar em televisão e afirma que o "Big Brother é o palco ideal para isso". Define-se como "brincalhão" e "bem disposto" e jogou andebol no Sporting Clube de Portugal durante nove anos, mas teve que largar essa paixão após o pai ter sofrido um acidente.

João Ligeiro

Maria da Conceição Santos, 50 anos

Diretamente de Valongo para a casa mais vigiada do País, Maria da Conceição promete "fazer de tudo para ser líder" e decidiu entrar nesta grande aventura "para ganhar o prémio e tirar férias".

Trabalha há ano e meio numa fábrica de chamuças. É casada há 32 anos e tem um filho de 31 anos que entre ser padre ou militar, optou pela segunda opção.

Maria da Conceição Santos

António Bravo, 31 anos

O concorrente de Alcácer do Sal tem 31 anos e vive sozinho desde os 18. No vídeo de apresentação explica que trocou a cidade pelo campo e afirma ser "muito independente". Atualmente trabalha num projeto na Praia de Melides.

Curioso com as suas origens, decidiu investigar o passado e descobriu que era descendente do rei D. Pedro IV. Em 2016, passou pelo que confessa ter sido "uma fase muito importante da sua vida" assumindo a sua homossexualidade perante a família.

António Bravo
créditos: divulgação

Rita Santos, 26 anos

Rita tem 26 anos e terminou recentemente a licenciatura em Comunicação Organizacional — assume-se como uma "comunicadora nata". No vídeo de apresentação, a jovem de Anadia garante que quer quebrar estereótipos e provar que os novos concorrentes "podem ser inteligentes" e "ter objetivos".

Rita Santos
créditos: divulgação

Lourenço Barcelos, 24 anos

Diretamente de Albufeira, Lourenço tem 24 anos, ainda está a terminar o 12º. ano e com o pai em Angola, ajuda a mãe no restaurante. Na sua apresentação afirma que teve uma infância boa, mas repleta de preconceito. "Senti que estava no corpo errado e odiava olhar para o espelho", confessa Lourenço.

Aos 16 anos, ganhou coragem e dirigiu-se ao hospital, sozinho, para avançar com a mudança de género. "Quero ser uma inspiração, não só para pessoas transexuais como eu, mas para toda a comunidade LGBT+ e fazer as pessoas entenderem que podemos ser aquilo que nós quisermos."

Lourenço Barcelos

Joana Schreyer, 24 anos

Joana Schreyer vem do Seixal, tem 24 anos e garante que "carisma não lhe falta". Trabalha numa loja de roupa e, no vídeo de apresentação, revela que tem algumas inseguranças com o seu corpo. "Considero-me demasiada magra."

Joana está solteira porque "não aparece ninguém de jeito". E ainda afirma que quando as pessoas não a conhecem a acham antipática e convencida, mas "não entende porquê".

Joana Schreyer
créditos: divulgação

Rafael Teixeira, 28 anos

Conhecido por "Rafael Bogard" pelos amigos, Rafael Teixeira vem de Fafe e é empresário do ramo automóvel. O concorrente considera-se muito competitivo. "Para mim, a competição é tudo. Só penso em ganhar", confessa no vídeo de apresentação. Ingressou no exército português em 2012, mas a sua carreira enquanto paraquedista terminou após partir um pé. Em 2017, sagrou-se campeão de "Men's Phisic", mas atualmente não participa em provas.

Rafael Teixeira
créditos: divulgação

Letícia Gonçalves, 27 anos

Letícia Gonçalves vem diretamente de Loulé, tem 27 anos e assume-se como "bastante competitiva". É pós-graduada em educação especial. Fez ginástica acrobática de alta competição e foi aí que se tornou uma pessoa focada e empenhada. Confessa ser convencida e extremamente segura de si. "Tenho a certeza de que quem me conhece nunca mais me esquece", afirma.

Letícia Gonçalves
créditos: divulgação

Rui Pinheiro, 31 anos

Rui Pinheiro vem de Valongo e tem 31 anos. Na sequência da pandemia da COVID-19, perdeu o emprego como comissário de bordo e, quando regressou a Portugal, decidiu seguir a grande paixão formando-se como personal trainer. O concorrente quer provar que tem cultura geral e interesse por outras matérias, além de "solário" e "ginásio".

Rui Pinheiro

Yeniffer Campos, 31 anos

Yeniffer tem 31 anos e vem de Oeiras. Em 2013, determinada e independente, decidiu entrar no mundo do zumba e, atualmente, é instrutora internacional da modalidade. Garante que com a sua presença no "Big Brother", a casa mais vigiada do País vai ser uma animação. Considera-se uma pessoa muito bem disposta e ativa, mas não dispensa uma boa competição.

Yeniffer Campos

Bruno D'Almeida, 31 anos

Cresceu em Paris e Castelo Branco, mas Bruno D'Almeida já viajou pelo mundo. Tem 31 anos e é arquiteto. Assume-se como "ativista" e, em 2021, conseguiu levar à Assembleia da República o debate sobre a discriminação dos homossexuais na doação de sangue, o que resultou na alteração das regras.

O concorrente pretende "aproveitar o tempo de antena" para discutir temas que considera "muito importantes para a sociedade": machismo, homofobia e racismo.

Bruno D'Almeida
créditos: divulgação

Aurora Sousa, 22 anos

Diretamente de Matosinhos para a casa mais vigiada do país, Aurora tem 22 anos e é recém-licenciada em criminologia. É organizadora de marchas e de uma escola de Carnaval, considera-se alegre, bem disposta e a "alma da festa", mas nem sempre foi assim.

Terminou recentemente uma relação "tóxica" de sete anos, com quem namorava desde os 14 anos. "No início, era tudo muito bonito, mas depois fui-me apercebendo de que queríamos coisas diferentes".

Aurora Sousa
créditos: divulgação

Nuno Lopes, 29 anos

Jogador federado de paddle, Nuno Lopes tem 29 anos e vem de Paio Pires. "Na vida, tudo para mim é uma competição", confessa o concorrente, que detesta perder. "Sei bem aquilo que quero e, por isso, estou aqui no 'Big Brother' para acrescentar valor ", revela no vídeo da sua apresentação.

Estava prestes a casar em 2017, mas terminou o relacionamento devido a "imensas complicações", como "a escolha dos cortinados". Considera-se uma pessoa "comunicativa" e "muito organizada".

Nuno Lopes

Débora Neves, 37 anos

A concorrente de Cascais tem 37 anos e é supervisora de equipas. Já foi casada, mas quando estava prestes a oficializar a relação pela igreja, descobriu que foi traída. "O meu sonho acabou", revela Débora.

Avança que ainda não alcançou o sucesso que pretende e que vencer o "Big Brother" é o seu grande objetivo. Na apresentação, a nova concorrente conta que teve uma "infância bastante difícil" e revela que, se pudesse, "mudava toda a sua família". Face ao divórcio recente, garante que "foi doloroso", mas que a tornou "ainda mais forte".

Débora Neves
créditos: divulgação

Ricardo Pereira, 28 anos

Ricardo Pereira vem de Alverca e tem 28 anos. É comissário de bordo, e apesar de ter praticado vários desportos, é apaixonado por futebol desde pequeno. Jogou até aos 16 anos, idade em que a vida lhe "trocou as voltas" e foi pai do seu primeiro filho, Francisco. A relação acabou devido a uma traição.

Atualmente tem mais um filho, Martim, e mantém com ambos uma "relação muito forte" e de "companheirismo", devido à proximidade de idades. O concorrente acredita que somos "todos diferentes, mas quando entramos somos todos iguais".

Ricardo Pereira
créditos: divulgação

Ana Morina, 44 anos

De Murtosa, Ana Morina partiu além-fronteiras para os Estados Unidos para concretizar o seu sonho de ser atriz. Depois foi para o Dubai e chega agora à experiência do "Big Brother". Tem como objetivo dar voz à igualdade e emancipação da mulher. "Fui despedida apenas por ser mulher", conta.

Defende que "as mulheres têm tanto direito de ir atrás dos seus objetivos como os homens, não são obrigadas a ficarem a tomar conta dos filhos em sacrifício dos seus sonhos". Na casa mais vigiada do País, promete dizer tudo o que tem para dizer, sem nunca "descer do salto" e, claro, sem "perder a classe".

Ana Morina
créditos: divulgação

Rui Baptista, 31 anos

Da Quinta do Conde para o "Big Brother", chega Rui Baptista. Tem 31 anos e começou a escrever críticas de filmes, séries e livros durante a pandemia e, atualmente conta com quase 10 mil seguidores.  Define-se como um homem "extremamente competitivo", "brincalhão", "sorridente" e com "muito amor para dar".

Quando perdeu o pai, aos 22 anos, optou por ficar junto da mãe para cuidar da avó. "Já esteve numa cadeira de rodas e desde que vive comigo melhorou imenso. Brincamos muito, fazemos ginástica todos os dias", confessa durante o vídeo de apresentação. Assume ter "um bom coração" e quer entrar no programa para "dar um novo rumo" à sua vida.

Rui Baptista
créditos: divulgação

Ana Soares, 30 anos

Ana Soares vem de Gafanha da Nazaré, tem 30 anos e vive sozinha desde os 20 anos. Atualmente trabalha como gestora de loja, mas já foi dançarina de danças de salão. Garante que a experiência de viver com tantos concorrentes na mesma casa vai ser um autêntico desafio.

Ainda revela que as discussões podem trazer ao de cima uma faceta "menos amigável". "Não gosto de entrar em discussões mas se entrar… saiam da frente", conta a concorrente. Já esteve para subir ao altar, mas as coisas não correram muito bem e chegou a sofrer um aborto.

Ana Soares
créditos: divulgação

Fábio Faísca, 24 anos

Fábio Faísca vem de Alfragide, tem 24 anos e divide-se entre o trabalho num ginásio e numa empresa de medição de seguros. Define-se como "um miúdo mimado" apenas dentro de casa, porque fora, considera-se "uma pessoa completamente oposta". Adora desafios e duvida que exista alguém melhor do que ele, mas existe "um tipo de pessoas" que o incomoda. "Aquelas que se acham e rebaixam as outras para se sentirem melhor", refere no vídeo de apresentação.

Fábio Faísca
créditos: divulgação

Subscreva a newsletter da MAGG.
Subscrever

As coisas MAGGníficas da vida!

Siga a MAGG nas redes sociais.

Não é o MAGG, é a MAGG.

Siga a MAGG nas redes sociais.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.