É um dos romances mais conhecidos e importantes de Gabriel García Márquez e durante mais de 50 anos a família recusou-se a ceder os direitos a qualquer produtora que quisesse adaptar o romance, publicado em 1967, para cinema ou televisão. Em causa estava o receio de uma adaptação cinematográfica ou televisiva não fazer jus à ambiência criada em livro pelo autor. No entanto, a família chegou finalmente a acordo e "Cem Anos de Solidão" vai ser uma série produzida pela Netflix.

A notícia foi confirmada esta terça-feira, 6 de março, por Rodrigo García Barcha, filho do escritor, numa entrevista exclusiva ao jornal colombiano "El Tiempo".

"Vivemos numa boa altura para as séries de televisão e, com o alcance da Netflix, acredito que a obra, o autor, a Colômbia e o mundo de Macondo [o mundo fictício criado por Márquez no seu livro] vão chegar a uma maior audiência", revelou.

Vem aí uma sessão de filmes de Stanley Kubrick na RTP2
Vem aí uma sessão de filmes de Stanley Kubrick na RTP2
Ver artigo

Apesar de considerar que o livro se tornou conhecido, em grande parte, pela implementação de elementos de realismo mágico na história, Barcha defende que os fãs não deverão entendê-los como parte integrante e fundamental da adaptação.

"Esses momentos não representam a totalidade do livro. 'Cem Anos de Solidão' é, mais do que tudo o resto, sobre a vida e as aventuras de uma família. Sobre as suas histórias, o amor, a guerra, o passar do tempo e o envelhecimento."

Ainda à mesma publicação, o filho de Márquez revelou estar tranquilo quanto à adaptação e diz que o acordo só não aconteceu mais cedo devido ao desconforto da família em sentir que não seria possível transcrever o mundo idealizado por Gabriel García Márquez para outros meios — o que atualmente já não é um problema devido às novas tecnologias que permitem manipulação de imagens e efeitos visuais.

As 21 séries que já têm data de regresso para 2019
As 21 séries que já têm data de regresso para 2019
Ver artigo

"Na altura, todos os momentos de realismo mágico do livro seriam impossíveis de transportar para outros meios, o que não se verifica agora graças aos efeitos visuais já disponíveis", explica.

Apesar de não se conhecerem mais detalhes, e de ainda não estarem confirmados nomes para o elenco, Rodrigo García Barcha revelou que a adaptação de "Cem Anos de Solidão" poderá estrear já em 2020 na Netflix.