Ao fim de sete horas de emissão, "uma maratona televisiva num registo diferente", a pausa. Cristina Ferreira sentou-se no sofá, terminada a primeira emissão do seu novo programa da TVI, e fez um balanço da estreia. Para trás ficou um dia repleto de emoções, que começou com Mariza a cantar "Melhor de Mim" e terminou com o maior prémio alguma vez atribuído num programa de televisão português: 150 mil euros, que foram parar a Cristina Vieira, de São João da Madeira.

"Hoje brincámos ao longo do dia que estávamos a ensaiar em direto, até porque tudo isto ficou concluído hoje de manhã, com toda a gente a trabalhar. Deixámos no sítio certo as coisas maiores e agora vamos afinando aquilo que nós queremos para este cenário, que impõe respeito e que nos impõe também uma ginástica que não existia até agora", começou por explicar a anfitriã, referindo-se ao cenário do seu novo programa.

O plateau de "Dia de Cristina", um espaço amplo, intensamente iluminado e com uma cúpula prateada ao centro, onde estava escondida a cozinha, foi um dos aspectos mais criticados nas redes sociais. Aos jornalistas, Cristina Ferreira disse não ter lido ainda quaisquer comentários, mas foi adiantando: "esse era o objetivo, que as pessoas sentissem que isto era diferente. Eu sabia que ia provocar isso até em nós, equipa. Nós sabemos que nos temos de adaptar a esta realidade, isto é o futuro".

Cláudio Ramos e Cristina Ferreira falam sobre a SIC e o "Big Brother". "Não me tiraste de lá por vingança"
Cláudio Ramos e Cristina Ferreira falam sobre a SIC e o "Big Brother". "Não me tiraste de lá por vingança"
Ver artigo

Depois de "O Programa da Cristina" ter recriado uma casa, agora o passo é seguir a tendência internacional, explicou a apresentadora. "Eu quero uma televisão com aquilo que começa a ser tendência a nível internacional. Os grandes cenários, como este que temos aqui, são a grande tendência a nível de formatos televisivos. É evidente que vamos precisar que as pessoas se adaptem a isto. Eu passo de uma cama, de um quarto, de uma sala para este ambiente mas acho que, amanhã, vão sentir um bocadinho o que vimos ontem e o que é a televisão hoje. E era isso que eu queria fazer, provocar sentimentos, mesmo que eles sejam diferentes daqueles que são expectáveis".

 "Estou muito preocupada com tudo aquilo que há para fazer para além do meu formato"

Apesar das afinações que admitiu serem necessárias, a apresentadora disse que o sentimento geral é de felicidade após uma maratona televisiva que teve como convidado principal Jorge Jesus. Ao contrário do que aconteceu na sua estreia na SIC, a 7 de janeiro de 2019, em que se emocionou antes de entrar no plateau, Cristina Ferreira revela que, antes de entrar no ar, não houve lugar a nervos. "Foi das vezes em que estive menos nervosa. Claro que aquele momento em que desces as escadas, sabes que tens aqui a Mariza a cantar uma canção que te é muito particular, há ali aquele friozinho... E foi engraçado, o Ben estava lá atrás comigo e começou a emocionar-se e a ficar com pele de galinha quando a Mariza começou a cantar. Depois começámos a dançar, a descontrair e depois é continuar", revelou.

E, findo o grande dia, quais os planos de Cristina Ferreira? "Vou tirar os sapatos e vou descansar (risos). Não vou ver o programa. À hora do almoço vimos a entrada porque eu queria perceber como tinha sido, como é que as coisas apareciam em televisão e o que era preciso melhorar. Os programas mais especiais, gosto de os guardar na memória como os senti aqui", disse, apontando para a cabeça.

Esta quinta-feira, 24 de setembro, uma coisa é certa. Não será dia de folga para Cristina Ferreira. "Estou muito preocupada com tudo aquilo que há para fazer para além do meu formato. Como eu costumo dizer, amanhã não estou a dormir a manhã na cama. Às 9h00 lá estarei até porque estaremos a lançar um novo projeto que é preciso estar a controlar, mas foi isto que eu escolhi. É esta a vida que eu gosto, foi isto que eu ambicionei e, portanto, ainda bem que chegou neste momento. Estou muito feliz com os resultados, com a forma como já se mostram sinais de que os olhares começam a vir espreitar o que já se está a fazer", disse a diretora de Entretenimento e Ficção da TVI.

Surpresa será a palavra-chave de "Dia de Cristina". A única certeza é que, já na próxima semana, haverá emissão. Em que dia? Surpresa.

Newsletter

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.
Subscrever

Notificações

A MAGG é uma revista digital pensada para mulheres e focada nas preocupações centrais da vida de cada uma. Falamos de tudo o que está a acontecer de forma descontraída mas rigorosa.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.

Fale connosco

Se encontrou algum erro ou incorreção no artigo, alerte-nos. Muito obrigado.