De férias com o namorado, João Monteiro, no sul de França, Cristina Ferreira celebra 47 anos no mundo real, longe da caixinha mágica que a tornou a mais popular figura televisiva do século XXI em Portugal. Desde 2004, ano em que se estreou nas manhãs da TVI, a apresentadora natural da Malveira construiu um percurso sólido, primeiro na televisão, depois no mundo digital e empresarial.
Mãe de Tiago, de 16 anos, fruto do relacionamento com António Casinhas, a apresentadora vive uma fase tranquila da sua vida pessoal tendo, em 2023, reencontrado o amor ao lado de João Monteiro, instrutor de ténis de 30 anos.
Recorde os momentos mais marcantes da carreira de Cristina
1 - A dupla com Manuel Luís Goucha no "Você na TV!"
Em 2004, uma jovem loira da Malveira, com os seus 27 anos acabados de fazer, era a escolhida para formar dupla com o veterano do daytime, Manuel Luís Goucha. A estação de Queluz de Baixo estava apostada em vencer o horário das manhãs, dominado pela SIC. Tal viria a acontecer e a dupla Cristina Ferreira / Manuel Luís Goucha manteve-se invicta na liderança até a apresentadora se mudar para Paço de Arcos. Maria Cerqueira Gomes substituiu Cristina Ferreira no "Você na TV!" em 2019 mas, um ano depois, o programa chegava ao fim, tendo sido sucedido pelo "Dois às 10", com Cláudio Ramos e Maria Botelho Moniz na apresentação.
2 - "Dança com as Estrelas", o primeiro programa a solo
A prova de fogo de Cristina Ferreira como apresentadora aconteceu no verão de 2013. A primeira edição do formato "Dança com as Estrelas" marca a estreia da comunicadora a solo num formato no horário de prime time. O concurso onde as celebridades mostram os seus dotes para a dança foi um sucesso e, em 2024, Cristina voltou a conduzi-lo, naquela que foi a sexta edição do formato.
3 - "Daily Cristina" e o início da marca Cristina Ferreira
Perfumes, roupa, parcerias com marcas de grande consumo, publicidade, palestras, participações na Web Summit, a sua própria revista. Nada disto parecia ser possível até 2013, ano em que a apresentadora lança o seu blogue, uma plataforma que lhe permitiu, numa época em que as redes sociais ainda não eram exploradas para parcerias comerciais, desenvolver esse lado da sua imagem pública. Inês Mendes da Silva, atual CEO da agência Notable, e Tiago Froufe, CEO da agência Luvin', foram fulcrais na construção da marca digital e empresária da apresentadora.
Cristina Ferreira marca um antes e um depois na forma como as celebridades portuguesas gerem o seu nome, a sua imagem, negócios com marcas e parcerias. Atualmente tem 1,6 milhões de seguidores na rede social Instagram, 1,9 milhões do Facebook e 95,4 mil no TikTok.
4 - Da TVI para a SIC: a transferência do século
O verão de 2018 foi o mais escaldante de sempre do panorama televisivo português. Cristina Ferreira anunciava, através de comunicado enviado pela Media Capital, que ia abandonar a TVI no mês de novembro. Tratava-se da transferência televisiva mais falada da história da televisão nacional, só comparada com a ida de Herman José da RTP para a SIC, no final dos anos 90.
Um milhão de euros era o valor anual apontado à época que a apresentadora ia auferir. Além da condução das manhãs da SIC, Cristina Ferreira ia ocupar o cargo de consultora executiva da direcção-geral de entretenimento.
5 - A era SIC: vitória nas audiências e uns Globos de Ouro à medida
"O Programa da Cristina", formato construído à medida da apresentadora, foi uma aposta certeira de Daniel Oliveira. As manhãs da SIC tornaram-se líderes no horário em menos de nada e, em 2019, a estação de Paço de Arcos quebra o enguiço que durava há 12 anos e meio, batendo a TVI nas audiências. Em março de 2019, aquando da visita do então primeiro-ministro António Costa, "O Programa da Cristina" foi visto por uma audiência média de 745 mil telespectadores, números completamente astronómicos para o horário das manhãs.
Na SIC, Cristina Ferreira apresentou ainda o concurso de final de tarde "Prémio de Sonho", com resultados menos retumbantes e, em 2019, foi a estrela da XXIV edição dos Globos de Ouro, uma gala feita à sua medida, que incluiu várias trocas de indumentária, o prémio Personalidade do Ano na categoria de Entretenimento e, claro, muitos memes.
6 - A saída da SIC, as ondas de choque e o regresso à TVI
17 de julho de 2020, sexta-feira. A sexta-feira que mais marcaria a vida de Cristina Ferreira e Daniel Oliveira, por razões completamente distintas. De forma completamente inesperada, numa tarde após ter conduzido "O Programa da Cristina", a apresentadora anuncia a saída imediata da SIC. O diretor-geral de Entretenimento da estação vê-se a braços com uma crise sem precedentes: um horário líder sem a apresentadora que o tornou vencedor.
Numa mudança que nem a mais criativa das mentes estaria à espera, Cristina Ferreira regressa à TVI. Como apresentadora, diretora de Entretenimento e Ficção e, mais importante, como acionista. A quebra de contrato com a estação de Paço de Arcos espoletou uma batalha judicial que terminou com a condenação da empresa de Cristina Ferreira ao pagamento de uma indemnização no valor de 3,3 milhões de euros por quebra de contrato.
7 - A nova era Cristina Ferreira (com muitos altos e baixos)
A saída abrupta de Cristina Ferreira da SIC não teve o mesmo impacto positivo que a sua mudança para Paço de Arcos havia tido, dois anos antes. Comentários negativos nas redes sociais, críticas e uma cobertura mediática menos positiva geraram desconforto na apresentadora. Em novembro de 2020, Cristina Ferreira lançava o livro "Pra Cima de Puta", onde expunha os ataques e o bullying de que era alvo nas plataformas digitais.
Os últimos quatro anos têm sido feitos de derrotas e vitórias. Os primeiros formatos conduzidos por Cristina Ferreira não foram um sucesso de audiências ("Dia de Cristina", com um mega estúdio, não durou além de 2020 e "Cristina ComVida" esteve no ar menos de um ano). Mesmo no prime time, a apresentadora parecia não conseguir quebrar o enguiço, com o talent show "All Together Now" a não impressionar os telespectadores.
Foi preciso regressar às origens, mais propriamente ao primeiro formato no qual trabalhou, na altura como repórter, para se iniciar uma trajetória de resultados positivos. O "Big Brother Famosos 2022" marca a estreia de Cristina Ferreira na apresentação de um reality show. Seguiu-se mais uma edição com famosos, um "Desafio Final", uma edição com anónimos, "O Triângulo" e "Big Brother 2023". A 15 de setembro, a apresentadora enfrenta mais um desafio, conduzir um formato que já teve como anfitriões três dos seus mentores: Júlia Pinheiro, Teresa Guilherme e Manuel Luís Goucha. "Casa dos Segredos 8" está quase a começar.
Como diretora de Ficção e Entretenimento da TVI, Cristina Ferreira é responsável por colocar em marcha um dos formatos de ficção de maior sucesso da estação, a novela "Festa é Festa", estreada em 2021 e que está atualmente na 10.ª temporada.