A 3 de março de 2020, Maria Botelho Moniz anunciava a saída da SIC, estação com a qual tinha uma ligação de 11 anos. Três dias depois, era anunciada como a mais recente contratação da TVI e reforço da equipa do "BB2020". À época, Cristina Ferreira estava na SIC e a apresentadora chegou a ser apontada como possível parceira de Manuel Luís Goucha no "Você na TV!", papel que já tinha sido atribuído a Maria Cerqueira Gomes.

Em novembro desse ano, já com Cristina Ferreira de volta à TVI, era anunciado o formato sucessor de "Você na TV!", "Dois às 10", com Maria Botelho Moniz e Cláudio Ramos. Em outubro de 2023, Maria deixava os "Dois às 10" para ir de baixa de parto, sendo substituída por Cristina Ferreira. Mas o que era para ser temporário tornou-se permanente e, em março de 2024, Maria confirmava que já não ia voltar às manhãs da TVI.

Esta quarta-feira, no evento de apresentação das novidades de programação da estação de Queluz de Baixo, a apresentadora foi questionada sobre se o não regresso ao "Dois às 10" tinha sido uma opção sua. A resposta foi um taxativo "não". Sobre se esta decisão, tomada pela direção do canal, ser ou não definitiva, Maria Botelho Moniz respondeu apenas: "não sei".

"O 'Secret Story' é um formato maravilhoso"

A partir de 16 de setembro, Maria Botelho Moniz volta a apresentar os diários de um reality show, desta vez da oitava edição de "Secret Story", que vai estrear-se no domingo, 15. "Também vou fazer o programa das sextas-feiras à noite, que tem a ligação à casa", revelou a apresentadora de 40 anos. "Sou fã de realities, toda a gente sabe, e é um formato do qual já tinha saudades", admitiu.

Mãe de Vicente, de 9 meses, fruto da relação com Pedro Bianchi Prata, Maria explica que "qualquer horário, se formos organizados, dá para conciliar". "Lá em casa, somos muito organizados nos nossos turnos. É um horário que conseguimos gerir bem e é um horário importante em qualquer grelha de programação, é o que faz a rampa para o prime time. Fico contente que confiem em mim", explica Maria.

A apresentadora revelou as suas expectativas relativamente a esta nova edição do formato. "Gostava de ver de volta aqueles momentos de humor, aqueles telefonemas da Voz com perguntas de rasteira, as missões, não só missões duras, mas aquelas divertidas. Gostava de ver mais diversão, mais humor, não esquecendo os bons segredos. O 'Secret Story' é um formato maravilhoso", confessa.

Maria Botelho Moniz nunca escondeu o seu gosto pelo género televisivo. 14 anos depois da estreia da primeira edição de "Casa dos Segredos", à época com Júlia Pinheiro na condução das galas, a apresentadora revela quais os seus concorrentes favoritos: Cátia Palhinha, Fanny e Marco Costa, concorrentes da segunda edição de "Casa dos Segredos", Alexandra Ferreira e Érica Silva estão no topo das preferências.