Dois anos e 103 episódios depois, o "Dia de Reflexão" chega à televisão. O podcast de comentário e análise da atualidade estreou-se esta semana no Canal Q e vai continuar a ser presença semanal no canal de cabo às quartas-feiras, às 23h.

O jornalista José Paiva é o anfitrião do programa, e o painel de comentadores é composto pela analista política Maria Stürken, de 32 anos, Hélder Gomes, jornalista do "Expresso", 39 anos, e Zé Pedro Silva, 39 anos, autor do jornal satírico "Imprensa Falsa".

dia de reflexão
José Paiva, Maria Sturken, Hélder Gomes e Zé Pedro Silva créditos: Canal Q

Semanalmente, o painel passa em revista os principais acontecimentos da atualidade, nacional e internacional, em segmentos com nomes como "dar uma piçada" (uma admoestação ou chamada de atenção), "passar a mão pelo pêlo" e "mandar as pessoas para um sítio" (sugestões culturais).

À MAGG, José Paiva explica como aconteceu a transição do áudio para o pequeno ecrã. "A oportunidade surgiu porque o 'Sem Moderação' foi para a SIC [Notícias] e o canal estava à procura de manter um programa do género na sua grelha. Nós, sendo desse género, temos outra boa nova: dedicamos um Dia inteiro à Reflexão".

O podcast nasceu em outubro de 2019. "O Zé Pedro Silva tinha esta ideia de sentar à mesa umas pessoas para se falar de atualidade de forma descomprometida, sem filiações, descontraída, para dar outra visão das coisas. Uma conversa de café, ou de jantar, entre pessoas que gostam de discutir sem grandes gritos, algumas discórdias, mas para entreter", diz ainda o jornalista.

Zé Pedro Silva José Paiva, Hélder Gomes e, até setembro passado, Rita Marrafa de Carvalho formavam a equipa inicial do "Dia de Reflexão". A jornalista da RTP saiu do formato, entrando Maria Stürken. "Descobrimos a Maria por causa dos excelentes artigos que escreve no 'Observador'. Além de ter entrado logo no feeling, é a pessoa mais séria do programa, como se nota", salienta José Paiva.

"Dia de Reflexão" (cujo genérico e separadores são da autoria e interpretação da fadista Sofia Ramos) pode ser ouvido em todas as plataformas de podcast, visto no canal Q e também na respectiva plataforma de streaming, o Q Play. O primeiro episódio está disponível aqui.